Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que, no primeiro trimestre de 2023, o segmento de Casa e Construção, no Ceará, cresceu 53%, alcançando mais de R$ 74 milhões. Tais números chamaram a atenção da Casa do Construtor, que vem mantendo forte seu ritmo de expansão iniciado em 2019. Tendo o Estado como um de seus alvos, estudos de mercado apontam que ainda há espaço para a abertura de mais 10 operações até 2025, que devem gerar R$ 10 milhões em investimentos. E, a fim de apresentar todas as vantagens a potenciais empreendedores, representantes da Empresa marcaram presença na edição de Fortaleza da Feira Franchise4U, que aconteceu no dia 31 de agosto.
“Apesar de já termos uma presença relevante no Ceará, identificamos mais oportunidades de crescimento levando muito em consideração o bom desempenho de setores, como o do Turismo, que gera reflexos em todos os demais. Outro ponto é que desejamos levar nosso modelo de negócio também para cidades do interior, chegando a clientes que estejam distantes dos grandes centros. E muito disso se deve ao fato de que a Construção Civil é um segmento perene, em qualquer lugar do País, o que torna nosso negócio sólido, lucrativo e muito atraente para futuros empreendedores”, explica Bruno Arena, diretor de Expansão da Casa do Construtor.
De forma geral, o perfil de empreendedor buscado pela Casa do Construtor é aquele que, preferencialmente, já tenha alguma experiência no ramo de construção, mas nada impede que empresários de outros setores que buscam diversificar seus negócios também se candidatem. “Quando o interessado já conta com uma certa experiência nessa área, ele consegue acessar com mais facilidade potenciais clientes”, diz.
Por que investir em uma franquia da Casa do Construtor? – Além de maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina, a Casa do Construtor está listada no ranking das 50 maiores redes de franquias em número de unidades, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com mais de 600 operações abertas, sendo cinco no Paraguai e duas no Uruguai, a empresa é líder isolada no segmento de aluguéis e atende tanto construtoras, engenheiros e arquitetos, como pessoas físicas para pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e outras atividades do tipo “faça você mesmo”.
O portfólio conta com mais de 90 equipamentos para locação com opções para todas as fases da obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras, aparadores de grama, cortadores de galho e extratoras. “Temos uma proposta de economia compartilhada, com possibilidade de redução de custos e menor alocação de capital”, ressalta Arena.
O executivo ainda enumera outras vantagens para quem deseja investir. “Trata-se de um negócio bastante resiliente e com crescimento constante (crescemos ao longo de toda a pandemia), cuja taxa de retorno, na casa dos 30%, é superior a muitas redes de franquia e investimentos financeiros, mesmo com a taxa SELIC estando em mais de 13% ao ano. Além disso, trata-se de um negócio em horário comercial e operação simplificada frente a outros mercados como o de alimentação e saúde, por exemplo”, ressalta.