A reabertura total das atividades econômicas, a contínua busca das empresas por atuar em novos mercados, a ampliação do faturamento em moedas mais fortes e a mitigação de riscos econômicos são os principais motivos para que franquias, de diferentes segmentos, deem continuidade aos planos de internacionalização. Em abril deste ano, a pesquisa da ABF – Associação Brasileira de Franchising sobre a Internacionalização das Franquias Brasileiras mostrou que as redes de franquias brasileiras registraram um crescimento de 16% na atuação além-fronteiras no ano passado frente a 2021. Além disso, o número de marcas no exterior no subiu de 183, em 2021, para 213 em 2022. Com referência aos países em que há presença de marcas nacionais, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de mais de 10%.
Já com relação aos segmentos, o de Moda continua liderando a lista por número de marcas, porém diminuiu a sua participação, de 44 para 40, empatando com Saúde, Beleza e Bem-Estar, que em 2021 contava com 36 redes no exterior. Alimentação, que subiu de 27 para 32 marcas, Educação, de 21 para 26, Serviços e Outros Negócios, de 15 para 21, e Casa e Construção, de 13 para 20, apresentaram crescimentos mais expressivos. Como exemplo, há quatro empresas que seguem abrindo lojas no exterior, como a Calçados Bibi, Casa do Construtor, iGUi e Mr. Cheney.
Como estão as marcasCalçados Bibi, amplia a atuação na América Latina, com a abertura da 10ª loja no Peru. Inaugurada na primeira quinzena de agosto, a unidade faz parte da estratégia da marca de levar os calçados fisiológicos com tecnologia brasileira para países da América Latina e da Europa. Ao todo, a empresa já conta com 20 pontos de vendas no exterior. A Bibi é referência na produção de calçados com tecnologias que permitem o desenvolvimento natural e saudável dos pés dos pequenos. No Brasil, a marca está presente em mais de 130 pontos, além de possuir um e-commerce próprio e atuar com mais de 3 mil parceiros multimarcas.
Seguindo o objetivo de chegar com 100 operações internacionais até 2030, a maior rede de calçados infantis do Brasil, a“Neste ano, planejamos seguir com o nosso plano de expansão no exterior. Ainda em agosto, está prevista a inauguração de mais uma operação no Equador, totalizando sete lojas no País, além da abertura de mais uma unidade na Guatemala, prevista para novembro. Essa expansão internacional só é possível graças aos parceiros comerciais que temos de longa data nos países onde já exportamos produtos com marca e design próprio, e que tem potencial para receber uma franquia da rede. Isto permite que a implantação de uma operação de loja seja mais assertiva, já que conta com uma base de conhecimento sobre o varejo local, a marca, o produto e os hábitos de consumo dos clientes de determinada região”, comenta Andrea Kohlrausch, presidente da Bibi, que além das franquias, também conta com duas plantas fabris, localizada nas regiões Sul e Nordeste do Brasil.
Já no caso da Casa do Construtor, difundir os benefícios dos conceitos de ressignificação da posse e da economia compartilhada para além das fronteiras brasileiras faz parte dos planos de expansão da marca. Com mais de 600 unidades – sendo cinco no Paraguai e duas no Uruguai –, a maior rede de franquias de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina deu início ao processo de internacionalização, em 2018, por Assunción, capital paraguaia. A marca planeja chegar até o final de 2025 a outros países da América Latina, como México, Argentina, Bolívia. Panamá, Chile, Peru e Colômbia, estendendo sua atuação também para a Europa, iniciando por Portugal e Espanha. “Este movimento de internacionalização vem do entendimento que a empresa tem em relação à necessidade global da construção civil em contar com equipamentos adequados para todas as fases da obra, seguros, em conformidade com as normas, bem-conservados e revisados. Esse processo visa oferecer ao cliente tranquilidade, economia de tempo, dinheiro e, principalmente, a certeza d que sua obra não vai parar. Difundindo esse conceito, que já é consagrado no Brasil, pretendemos abrir mais 100 unidades até dezembro de 2025.”, diz o diretor de Expansão, Bruno Arena. E por que iniciar a exploração justamente por tais mercados? “O Chile, por exemplo, além da proximidade geográfica conta com regras tributárias semelhantes às nossas. Já em Portugal, temos a proximidade da língua e, por fazer parte da União Europeia, é uma porta de entrada para aquele continente”, completa.
Já a iGUi – fabricante de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) – é reconhecida também como a franquia mais internacionalizada do Brasil. Atualmente, a marca que é sinônimo de piscina conta com mais de 1.200 unidades no País e em outros 54 países dos cinco continentes, sendo 285 delas no exterior. A rede conta, ainda, com fábricas (máster franquias) estrategicamente instaladas, além do Brasil, na Argentina, Paraguai, México, Estados Unidos e Portugal. Por sua expansão além-fronteiras, a iGUi conquistou o Prêmio ABF Destaque Franchising de Internacionalização 2022 e três Certificados de Franquia Internacional, concedidos pela ABF.
No segmento de Alimentação, o Mr. Cheney – primeira rede de franquias de cookies e sobremesas tipicamente americanas – tem analisado o mercado europeu e da América do Norte para investir na internacionalização. “Principalmente Portugal e os Estados Unidos. Já temos franqueados com interesse nesses dois mercados e estamos conversando para futuros negócios”, explica o Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor do Mr. Cheney.