O Brasil é o segundo maior país em número de academias, de acordo com a IHRSA, associação internacional representante do mercado fitness no mundo, movimentando mais de 2 bilhões de dólares por ano. Estima-se que 47% da população não pratica o mínimo de atividade física recomendada pela Organização Mundial da Saúde, média de 150 minutos por semana. Pensando nesses números e analisando o mercado brasileiro, os executivos do GRUPO ULTRA ACADEMIAS identificaram que há muito espaço para o crescimento desse setor no país, com um modelo de negócio mais abrangente do que apenas novas academias.
O grupo, que nasceu durante a pandemia, a partir da união de profissionais com expertise no mercado fitness e de franquias, tem como missão revolucionar o mundo das franquias de academias e estúdios de fitness. Priorizando o franqueado e valorizando o cliente, a empresa acredita que o esporte e a atividade física são capazes de transformar vidas e fazer a diferença na sociedade.
A essência franqueadora do grupo é evidenciada pela dedicação ao sucesso do franqueado. A holding tem como o foco a atenção total às necessidades do franqueado, com suporte e participação direta de seus executivos no plano de expansão, estabelecendo a relação long tale com seus investidores, buscando para eles os melhores territórios, a melhor modelagem financeira e participando do plano de metas, para que a unidade tenha solidez financeira, uma carteira de clientes consistente e que esteja sempre em expansão.
Entre os franqueados do grupo, aqueles que chegaram pelo formato RETROFIT ao contrário do que se pensava, estão entre os casos mais bem sucedidos, pois encontraram no retrofit o formato de negócio certeiro para potencializar seus negócios.
Essa estratégia, pouco ou não usada pelos grandes players, tem se mostrado um eficiente mecanismo de ampliação da rede. Foi esse recurso que permitiu ao Grupo Ultra Academias embarcasse, até agora, cerca de 20 unidades, todas performando com, pelo menos, três vezes mais alunos e satisfação total dos franqueados/proprietários.
Quando se realiza o RETROFIT valoriza-se a expertise do proprietário que é conhecedor da região e que atua nela há anos. É possível – e necessário – explorar os pontos fortes da academia, além de modernizar instalações, atualizar a linguagem, incrementar serviços e potencializar a gestão. “Dessa forma, aplicamos a ‘economia circular’ reaproveitando boa parte das instalações, melhorando processos e atualizando os serviços. Proprietário e clientes – todo mundo ganha” declara Fernando Nero, CEO do Grupo Ultra Academias.
Para o grupo, essa é uma das boas estratégias de crescimento adotadas, com muito sucesso, considerando outro pilar que é a consolidação do negócio, pois permite a muitos empresários embarcar nesse movimento bem-sucedido de operação de academias, gerando a oportunidade de ver crescer seus negócios, inclusive ampliando sua atuação para outras áreas com novas unidades.
“Temos opção de investimento para todos os bolsos e perfis de públicos. Conosco o pequeno empresário encontra soluções possíveis”, afirma Marcel Gandra, Sócio-Diretor.
Durante os três dias de feira, os visitantes da IHRSA poderão conhecer todos os diferenciais de negócios que o Grupo Ultra oferece para seus franqueados, com diferentes oportunidades de investimento.
Entre os destaques, está o modelo de negócio no qual o investidor pode escolher:
- Socio operador – no qual o investidor é quem opera a unidade.
- Sócio investidor – a unidade é operada pela holding para segurança do investidor.
- Estúdios – modelos micro academias, opção para os investidores de valores menores.
Além disso, o Grupo Ultra se destaca por sua acessibilidade financeira. Com mensalidades a partir de 107 reais, os serviços são acessíveis a um amplo público. O Grupo oferece planos diversificados que atendem às necessidades de diferentes clientes, com opções que podem chegar a 397 reais, dependendo do pacote de serviços escolhido.
Plano de Expansão
O objetivo incrustrado na estratégia de crescimento do grupo chama atenção: posicionar-se como referência em franquias de fitness. O plano de expansão do grupo prevê o crescimento por região, com a presença de master franquias em áreas estratégicas para o ganho de escala internamente.
Também está nos planos da holding acoplar mais marcas no portfólio, para atender a mercados diversos como terceira idade, crianças e outros públicos, chegando a uma operação que ofereça espaços de fitness para todos os perfis de públicos.
Interiorização – a estratégia é ter unidades no interior do país – “é claro que as capitais conferem visibilidade e um certo status às marcas, mas é no interior que a pujança acontece” declara Marcel Gandra, diretor de expansão do grupo.
O poder de consumo das cidades do interior é notório e até pouco tempo o público dessas cidades se deslocavam para as capitais para ter acesso às grandes marcas e seus produtos/serviços.
Tudo isto contando com a participação do franqueado. “Nosso grupo pensa e privilegia o franqueado nas principais decisões. Focamos, de fato, no franchising e isto nos diferencia dos outros players”, destaca Gandra.