O Lecadô, rede de franquias especializada em doces e salgados, anuncia a chegada da Coxinha 100% Vegetal. O novo produto é uma grande aposta da marca esse ano, já que o salgado com a receita tradicional é um de seus carros-chefes. Elaborada com proteína de jaca e queijo vegetal, além de outros ingredientes frescos, a nova coxinha vai atender a demanda de um mercado em franco crescimento. Dados do setor de alimentação indicam que, até 2030, a venda global de alimentos Plant Based pode crescer mais de cinco vezes, alcançando US$ 162 bilhões.
O objetivo da marca é entregar um produto saboroso e com o gostinho Lecadô para que os clientes tenham alternativa nos dias em que não querem consumir proteína animal. “Fizemos estudos para entender esse mercado. Não é um produto exclusivo para veganos e vegetarianos ou pessoas com intolerância à lactose. É um produto para quem não come ou quer diminuir o consumo de proteína animal, mas sem perder o prazer de comer uma coxinha deliciosa”, explica Agata Lago, Gerente de Marketing do Lecadô.
Para chegar à receita da Coxinha 100% Vegetal, o Lecadô pesquisou vários fornecedores de proteínas e queijos feitos à base de proteínas vegetais, testou as combinações e preparos, e fez provas de sabor. “Convidamos funcionários, clientes, amigos e influenciadores de gastronomia para experimentar as coxinhas. Além disso, realizamos testes de sabor. Todos sabiam que era uma nova receita, mas não sabiam que era um produto 100% vegetal. O resultado foi surpreendente”, conta Agata Lago. Outra preocupação da empresa era o preço. A meta era oferecer aos clientes um produto dentro dos valores já praticados. A nova coxinha custará R$ 14 (no tamanho lanche), mesmo preço da coxinha de camarão.
Para engajar toda a companhia na nova receita, a marca também realizou uma apresentação do produto para os gestores de loja, franqueados e funcionários conhecerem, entenderem e provarem a nova coxinha. “Ainda existe uma resistência dos consumidores com relação à produtos elaborados com carne vegetal. Muitos desconfiam do sabor. Por isso, testamos a receita várias vezes até chegar à combinação ideal de sabores, afinal a coxinha é o nosso carro-chefe. Queremos entregar para nossos clientes um produto com o gostinho de receita caseira e muito saboroso, que é nossa marca registrada e por isso precisamos que nossas lojas abracem a ideia e conheçam o produto”, completa a executiva.
Esse será o primeiro produto 100% vegetal da marca. Até o final do ano, o Lecadô fará várias ações para promover a nova coxinha nas 42 lojas e quiosques. A aceitação e sucesso da nova receita servirá de alavanca para a criação de outros produtos na mesma categoria. “Esse é um mercado relativamente novo, mas que está no radar de todo o setor alimentício. É uma tendência de futuro que queremos investir sem perder, claro, o gostinho Lecadô”, finaliza Agata Lago.