Um das datas mais apetitosas está chegando, o dia da pizza comemorado em 10 de julho no Brasil que homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros.
A Patroni, rede de pizzarias tipicamente paulistana, foi fundada na década de 80 e foi uma das primeiras em São Paulo a ter delivery e rodízio de pizza. O então economista Rubens Augusto Junior montou uma pizzaria para dar emprego a seu pai, que infartou depois de ter sido demitido de uma fábrica de móveis.
Em 1985, além da pizza, o negócio passa a oferecer um sistema diferenciado de consumo: o delivery que, até então, era uma prática inovadora no Brasil. Para solucionar o problema das pizzas frias, já que o produto era entregue a pé ou de bicicleta, foi criada uma embalagem de fibra de vidro que tinha a capacidade de manter a temperatura adequada das redondas. Em 1986, o fundador não acreditava que os clientes não comiam as bordas da pizza, e criou uma das inovações mais queridas dos amantes de pizza: as bordas recheadas.
Foi o início da Patroni, uma das maiores redes de alimentação do país que está prestes a completar quatro décadas. “Juntei todas as economias e chamei meus cunhados como sócios”, diz ele. Em 2023, a empresa deve faturar R$ 156 milhões e chegar a 285 lojas.
Com o passar dos anos a rede também decidiu apostar no projeto sustentável “Eco Pizza”, que visa substituir o tradicional uso de madeira de eucalipto pelo briquete, lenha ecológica produzida com material 100% reciclado e classificada como ecologicamente correta pelo IBAMA. Atualmente já são 100 estádios do Maracanã por ano de madeira que não são devastados.
Campanha mês da pizza
No mês de julho, na compra de qualquer pizza grande com 2 refrigerantes (lata ou 500ml), o cliente ganha mais uma pizza grande grátis nos sabores de mussarela, calabresa, paulista, bauru, baiana ou don patroni. A ação tem parceria oficial com Coca-Cola e a rede prevê um incremento de 25% nas vendas.
A Patroni está com plano de mídia durante todo o mês em pay TV com 2.300 inserções que inclui também canais de filmes, além do Master Chef, GNT e CNN.
A campanha conta com um novo mascote, o cachorro Totó que fez muito sucesso nas redes sociais: “O público tem identificação direta com os animais de estimação, e o Totó vem completar a família Patroni que já inicia a comemoração dos 40 anos de fundação” comenta o consultor de marketing da rede, Rafael Augusto.
O vídeo da campanha tem a locução de Marco Antonio, dublador oficial de atores como Brad Pitt e George Clooney.