Segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o número de realização de procedimentos estéticos no Brasil cresceu 390% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. Este crescimento representa que questões ligadas à estética estão atingindo cada vez mais outros públicos, que antes tinham predominância apenas das classes A e celebridades. A Botocenter, franquia especializada na aplicação de toxina botulínica e que nasceu em 2019 com a proposta de oferecer um serviço de qualidade com custo-benefício para os públicos das classes B e C, é um exemplo de sucesso para investimento neste nicho. Em 2022, a marca fechou o ano com 29 unidades em operação e faturou R$ 30 milhões. Para este ano a companhia pretende fechar com 60 lojas vendidas e um faturamento de R$ 50 milhões.
O crescimento é estimulado por alguns fatores. “As pessoas estão com outro conceito sobre estes procedimentos e, com isso, o público tem mudado muito nos últimos tempos. Mas é importante ressaltar que o consumidor deve sempre ficar atento ao produto que está sendo utilizado e se está sendo ministrado por um especialista devidamente treinado”, explica Ricardo Matiusso, Diretor Executivo da Botocenter.
Aos interessados em investir no segmento, a Botocenter conta com três modelos de franquias: o Store in Store, no qual o empreendedor abre a unidade dentro de um comércio, como salão de beleza e academia, por exemplo; Clínica Compacta; e Clínica em Shopping. Os investimentos são a partir de R$ 97 mil, R$ 200 mil e R$ 290 mil, respectivamente.