Quando o casal Rafael Campos e Tamara Caetano decidiu empreender, em 2020, já havia uma certeza: fazer isso pelo franchising. A Emporium da Beleza, franquia 6 em 1 que democratizou os serviços de estética avançada e emagrecimento para todo Brasil, foi a escolhida, e rendeu um faturamento acima de R$ 1,5 milhão em pouco mais de um ano de operação.
“A decisão de empreender veio de um sentimento de saber que daria para chegar além. Desde o primeiro momento, nós escolhemos a Emporium da Beleza devido à transparência. Sentimos que fizemos a escolha certa, porque até hoje somos representados com os valores que a marca tem”, explica Campos.
O casal inaugurou a unidade de Joinville (SC) da Emporium da Beleza em 2021. Desde o começo, desenvolveram diversas estratégias de comunicação. “O Rafael teve a ideia de criar uma campanha que vai desde o marketing até a comunicação interna junto com as clientes. Tem sido um sucesso”, afirma Tamara.
O sucesso na operação, além dos frutos financeiros, rendeu à unidade o prêmio de Grande Destaque 2022, concedido pela Emporium da Beleza aos franqueados de maior desempenho, e três Selos Diamante, que avaliam o faturamento e o relacionamento da unidade tanto com a franqueadora quanto com os clientes.
O ótimo trabalho tornou o casal uma das referências da Emporium da Beleza e fez os franqueados entrarem para o conselho da rede. “Nos sentimos lisonjeados de representar a região de Santa Catarina dentro do conselho da franqueadora”, diz Tamara. “É motivo de muito orgulho, afinal, fazemos parte do conselho de uma marca reconhecida internacionalmente e com mais de 100 clínicas”, complementa Campos.
Franquia de sucesso
Democratizar os serviços de estética sempre foi o objetivo de Ana Paula Ferro, fundadora da Emporium da Beleza.
Desde a infância, na pequena cidade de Bernardino de Campos (SP), a empreendedora já se interessava pelo ramo da beleza. Quando tinha 24 anos, ela pediu demissão do banco e largou a carreira bem-sucedida que havia construído para construir algo maior.
“Toda mulher tem o direito de se cuidar. Foi com esse pensamento que eu fundei a Emporium da Beleza, para que elas pudessem cuidar mais de si, promover transformações e melhorar a autoestima”, diz. Para isso, a Emporium da Beleza teria de ser plural, atender todas as pessoas. E assim aconteceu.
Na época, Ana Paula ainda não sabia, mas aquele pequeno negócio se tornaria uma das maiores franquias do segmento no Brasil, impactando e promovendo transformações em centenas de franqueados, e em 5 milhões de clientes.
E mais: o sonho de transformar vidas por meio da beleza ultrapassou fronteiras. No ano passado, a Emporium da Beleza inaugurou a primeira unidade em Portugal, na região de Cascais. “Não há limites para sonhar quando você tem um propósito e acredita no seu potencial”, comenta Ana Paula.
Em 2022, a Emporium da Beleza faturou R$ 200 milhões e bateu a marca de 100 franquias. O sucesso da rede se explica pelo formato 6 em 1. Em apenas um modelo de negócio, o franqueado tem a disposição serviços de diferentes áreas da beleza.
“Isso significa maior presença da cliente na Emporium da Beleza ao longo do ano. Ela finaliza um tratamento facial, por exemplo, para iniciar um corporal, tudo na mesma franquia, promovendo mais comodidade para a cliente, que não precisa se locomover para outra clínica, e maior lucratividade para o franqueado”, diz Ana Paula.
No ramo, a Emporium da Beleza é a única franquia com o conceito 6 em 1. Por isso, para este ano, a projeção da rede é expandir ainda mais, faturar R$ 250 milhões e conquistar outras 100 unidades.
De acordo com balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2022, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 27,8% em faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, registrando o segundo maior crescimento no setor do franchising
A franquia Emporium da Beleza oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce. Além disso, conta com protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial, dentre outros.
No total, são três modelos de negócios: Slim, a partir de R$ 311 mil; para shoppings e supermercados, a partir de 456 mil; e Premium, com investimento a partir de R$ 705 mil.