Blue Sol Energia Solar apresenta modelo de nanofranquia e planeja chegar à marca de 600 franquias em 2023

Novo modelo de negócios da marca, a Franquia Next Lite tem investimento total de menos de R$ 10 mil, operação home base e payback em 2 meses

A Blue Sol Energia Solar – empresa no setor de energia solar fotovoltaica há 13 anos – apresenta um novo modelo de negócios ao mercado. Trata-se de uma opção de nanofranquia, categoria do franchising em que o investimento máximo para iniciar operações é de R$ 25 mil. No caso, a novidade da Blue Sol é a Franquia Next Lite, cujo investimento total é de menos de R$ 10 mil.

De acordo com Marcio Santin, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, o novo modelo de negócio tem operação home based, assim como no caso da franquia Next, não sendo necessária a contratação de colaboradores. O franqueado deve se dedicar exclusivamente ao relacionamento com os clientes, à administração do negócio, à comercialização dos sistemas fotovoltaicos e às visitas técnicas aos locais de instalação. A franqueadora, por sua vez, fica responsável pela engenharia e desenvolvimento de projeto, instalação, homologação e conexão dos sistemas de energia solar à rede elétrica.

“Com o modelo Next Lite, aquele candidato que tem o perfil para ser nosso franqueado, mas que ainda não tinha os valores para investir no negócio, vai conseguir se inserir no mercado de energia solar, que é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Além disso, o franqueado não vai precisar se preocupar com o desenvolvimento de projeto e instalação, uma vez que estará totalmente respaldado pelo nosso time de engenheiros, que é um dos mais conceituados do país, e pela nossa equipe de instaladores especializados”, explica Santin.

O executivo conta que a nanofranquia Blue Sol Next Lite foi criada para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, dando à rede a possibilidade de ter mais capilaridade. A expectativa, inclusive, é de que ao final de 2023 a Blue Sol contabilize cerca de 600 franquias em operação, o que representa um crescimento superior a 100% em número de unidades.

Santin ressalta que para se tornar franqueado da Blue Sol Energia Solar é preciso que o candidato tenha habilidades comerciais e de vendas, seja perseverante e possa se dedicar ao negócio integralmente. Outras características interessantes para ser tornar franqueado Blue Sol são: formação em Administração, Marketing ou Engenharia; experiência profissional como diretor ou gerente ou que o candidato já tenha empreendido anteriormente; experiência no varejo ou em área comercial; habilidade na gestão de negócios e financeiro; além de disponibilidade integral para gestão da franquia.

O franqueado Next Lite, da Blue Sol Energia Solar, vai receber treinamento – presencial e online, diretamente da Universidade Blue Sol – totalmente embasado na metodologia da marca, construída ao longo de mais 13 anos de pioneirismo e atuação no setor, para alcançar o payback em apenas 2 meses e seguir lucrando de forma efetiva. “A implantação desse modelo de negócio acontece, em média, em 30 dias. Depois disso, o franqueado recebe suporte ininterrupto. Oferecemos o acompanhamento individual de um mentor de vendas, além de apoio no fechamento de negócios, acompanhamento do funil de vendas, aprovação de financiamentos, suporte no desenvolvimento de trâmites contratuais, além, é claro, da Plataforma Next, que foi totalmente desenvolvida pela Blue Sol e gera propostas comerciais vencedoras em 90 segundos. Seguindo nossas orientações, o franqueado pode chegar a um lucro líquido de R$ 7 mil por mês”, detalha o executivo.

Para potencializar o início das atividades, os franqueados recebem, ainda, suporte especial da franqueadora para realização das prospecções de clientes. A Blue Sol reinveste até 100% da taxa de franquia empregada pelo franqueado na abertura do negócio em ações para beneficiar a própria unidade. “Alocamos esse percentual, de maneira estratégica, na impulsão digital para geração de leads qualificados durante os seis primeiros meses da franquia. Com base em experiências anteriores, cerca de 50% das vendas de sistemas concretizadas pelo franqueado acontecem por meio desses contatos que são entregues pela franqueadora”, finaliza Marcio Santin, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar.

Para facilitar o início das atividades, a Blue Sol Energia Solar ainda potencializa as chances de ganhos para os franqueados ao ampliar o mix de produtos e serviços que podem ser comercializados, com a Blue Sol Mob, braço que traz a comercialização e a instalação de carregadores para veículos elétricos em residências e comércios, e a possibilidade de comercialização do sistema de assinatura de energia solar.