Em 2022, o mercado de franquias brasileiro consolidou sua recuperação e deu sinais de crescimento. Segundo a ABF, o faturamento das redes no País superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões.
Em Minas Gerais, o cenário é semelhante e aponta um crescimento de 10,8 % no faturamento geral das redes de franquias no período analisado, com mais de R$ 17 bilhões de faturamento. Já em número de unidades, o mercado Mineiro ficou com 4,4%, totalizando 16.508 operações.
Em operação desde 2014, o Instituto Gourmet Brasil, rede de ensino profissionalizante em gastronomia, 2022 foi um ano desafiador, mas também foi um ano de crescimento e aprendizado. Neste período, o faturamento da rede superou a marca histórica de R$ 100 milhões, um crescimento de mais de 25%. Para 2023 a marca tem como expectativa manter essa proporção.
A rede finalizou o ano de 2022 com 140 unidades inauguradas e em funcionamento, três em processo de implantação e mais de 160 comercializadas.
O Instituto Gourmet tem como meta para esse ano, acelerar a criação de novos cursos que fidelizem mais os clientes e implementar processos cada vez mais automatizados e padronizados que permitam a otimização dos produtos das franquias. A marca pretende expandir em Minas Gerais com o objetivo de atrair empreendedores para solidificar seu espaço.
A rede traz novidades na reformulação dos cursos mais vendidos e a comercialização acelerada do modelo de negócios Slim, que fortalecerá cidades menores gerando outras perspectivas de vida, oportunidades para a sociedade e, claro, incentivo ao empreendedorismo. Com o investimento inicial de R$ 193 mil para cidades menores, o modelo slim conta com 1 cozinha didática. O tempo de retorno está em 19 meses, com faturamento médio de R$ 110 mil, lucratividade de 30% e Royalties de 8% + Fundo de propaganda de 2%. Os consultores regionais dão todo suporte aos franqueado, com visitas presenciais, treinamentos, workshops e convenções.
“Hoje somos a maior rede de escolas especializadas em cursos em gastronomia. No ano passado crescemos 25% e a meta para 2023 é 30%. Esses números refletem o sucesso do modelo slim, dedicado às cidades menores, acima de 60 mil habitantes. É um modelo inovador, com uma sala de aula, em 100 metros quadrados. É um investimento menor, de R$ 190 mil. Hoje, somos voltados para a classe C, pessoas que querem empreender, mas também temos muitos alunos que procuram por hobby”, explica Patrícia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet.
Em fevereiro a cidade de Alfenas inaugurou a primeira unidade do Instituto Gourmet, com o novo modelo de negócios específico para pequenas cidades. Em breve outra unidade será inaugurada no sul de Minas.