A aparência é de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra e que oferece uma estrutura já pronta, sustentável e de fácil instalação. Essas são as características de um container, modelo que se tornou febre entre as marcas brasileiras no mundo do franchising. No Brasil, esse formato de franquia é uma tendência recente, mas em países como Estados Unidos e Japão, esse modelo já ganhou a preferência dos empreendedores e dos consumidores, seja pela facilidade de interiorizar a marca para municípios com menos habitantes e pouca estrutura ou até mesmo pela flexibilidade geográfica que oferece ao investidor – que pode mudar seu negócio de endereço apenas com o deslocamento da “caixa”.
E com a pandemia, a procura por negócios em containers cresceram. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar), os lojistas registraram crescimento de até 50% na procura por esse formato. Outra vantagem é a sustentabilidade, já que são menos poluentes, mais ecológicos e econômicos, uma vez que o uso de água e energia elétrica são menores.
De olho nessas vantagens e na interiorização das suas marcas, redes de franquias brasileiras têm investido em novos negócios nesse formato. É o caso da American Cookies, marca brasiliense especializada na guloseima americana e que já possui mais de 50 lojas espalhadas por 11 estados brasileiros. Na sua estratégia de expansão, o novo formato tem o objetivo de atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.
“Além de ser o modelo mais barato entre as nossas três opções de franquias (container, quiosque e loja), o novo modelo oferece uma montagem mais rápida e prática, uma vez que chega pronto para ser instalado no local e ainda oferece flexibilidade geográfica para o investidor, já que pode ser transportado para outra cidade facilmente, caso seja necessário”, comenta a sócia fundadora Francielle Faria.
Com projeto assinado pelo arquiteto Luis Tortola, o novo modelo de franquia da American Cookies já conta com uma unidade de 9m² (3×3) no Pontão do Lago Sul, em Brasília, e oferece a praticidade de uma equipe mais enxuta do que os outros formatos, com apenas três funcionários/dia. Além do serviço take away (pegar e levar) e do consumo no local, o container da rede também oferece o sistema de entrega de cookies.
Outra marca candanga que investe nesse formato é a Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico. Depois de 12 lojas espalhadas por Brasília, a rede também acaba de lançar seu formato de franquia container. Com investimento inicial de R$ 150 mil, o novo modelo já conta com uma loja localizada em Sobradinho, no DF, e oferece versatilidade para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido.
“Esse é o primeiro formato container da nossa rede e estamos otimistas de que será um dos modelos mais procurados. Estamos apostando todas as fichas nesse novo modelo, já que é um investimento mais previsível, uma vez que se trata de uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação. Nossa expectativa é fechar o ano de 2023 com 24 lojas inauguradas na capital, e quem sabe, dar os primeiros passos para o interior. Estamos animados e esperançosos com a retomada do comércio e confiantes de que temos muito mercado a alcançar ainda”, comenta Cayo Costa, sócio fundador da marca.