As franquias são modelos de negócios já validados que são ideais para o empreendedor que quer partir do zero e conseguir bons resultados, o que pode aumentar exponencialmente esses resultados.
Um exemplo de sucesso é o caso do franqueado da Clube Turismo, Giuliano Wassall, de 36 anos, que atua na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, que é um dos primeiros franqueados da Clube Turismo – a maior e mais premiada microfranquia de turismo do país, única rede de turismo multimarcas listada 5 anos consecutivos no ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que lista as maiores redes do país. Em 2022 ele faturou R$ 10 milhões, 40% a mais em relação ao ano anterior.
Formado em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing, pós-graduado em Administração de Empresas, viajar sempre foi um hábito para o franqueado, já que seus pais sempre viajaram muito desde a época em que as ofertas de voos internacionais no Brasil eram bem restritas. Esta cultura se perpetuou e a curiosidade por descobrir novos lugares é algo que sempre cultivou. Começou a trabalhar muito jovem, abrindo seu primeiro CNPJ aos 18 anos, e desde então passou a investir suas pequenas economias em viagens.
Giuliano planejava seus roteiros, estudava cada destino e geralmente levava a uma agência de viagens da sua confiança que o auxiliava na aquisição dos serviços. Depois de algum tempo, entendeu que essa experiência de compra de viagem poderia ser melhor, já enxergava o espaço e a necessidade do profissional Consultor de Viagens, que diferentemente do vendedor de viagens, planeja roteiros customizados, de acordo com os hábitos e interesses de cada cliente. “Apostava que a somatória da experiência como turista e minha experiência com marketing traria bons frutos na área, porém, me senti inseguro de iniciar em um novo segmento sem qualquer experiência e conhecimento do modus operandi de uma agência de viagens, e a partir daí, iniciei a busca por uma franquia. Encontrei a Clube Turismo como uma das poucas opções de agência de viagens multimarcas” comenta Giuliano. “Em 2022 atingi a marca de 10 milhões em faturamento, 40% em relação a 2021”, comenta o franqueado.
Hoje, quase 13 anos depois, Giuliano realiza o sonho de muitos clientes, também exerce a função de franqueado master no estado de São Paulo, cuja região representa cerca de 35% dos franqueados da rede. “Através da Clube Turismo tive a oportunidade de conhecer pessoas e novos lugares que certamente marcaram minha trajetória tanto profissional como pessoal. É muito gratificante acompanhar o sucesso dos franqueados que tiveram como porta de entrada nosso trabalho na expansão da rede. Costumo dizer aos meus clientes e candidatos a franquia que “só vendo o que eu compraria”, se estou há 12 anos como consultor de expansão da rede em São Paulo é porque realmente acredito no modelo de negócio e no seu potencial de transformar a vida dos empreendedores que nos procuram” reforça o franqueado.
O franqueado master possui dois clientes: o viajante (aquele que nos busca para planejar e adquirir os serviços de viagem) e o franqueado home office (ele presta todo o suporte operacional ao home office e executa a emissão dos serviços comercializado pelos home office). A unidade do Giuliano é a unidade master com maior número de franqueados.
Giuliano deixa algumas dicas para quem quer empreender no franchising: Pesquise muito sobre a reputação da franquia que está avaliando; Dê preferência para as redes associadas à ABF, é uma chancela fundamental; Faça um bom plano de negócio, o SEBRAE é um grande aliado; Faça uma autoavaliação sobre sua maturidade para resolver problemas, lidar com pessoas e trabalhar, trabalhar muito; Esteja preparado e ciente de que o seu negócio pode não prosperar. Comprar uma franquia não é sinônimo de sucesso, o modelo de franquia foi testado e colocado a prova, mas a performance dos franqueados não depende somente da franqueadora.
A Clube Turismo – única rede de turismo listada duplamente no Ranking das 50 maiores do país e no das 10 maiores microfranquias, ambos da Associação Brasileira de Franchising (ABF) completa 20 anos em 2023 e projeta abertura de 123 novas unidades este ano. A rede possui mais de 500 franqueados, em todo o país e está presente em 26 estados e no DF. “Nossa missão é promover o empreendedorismo no segmento de agenciamento de viagens e gerar impactos socioambientais e econômicos positivos na sociedade brasileira, por meio da realização profissional de franqueados e colaboradores” comenta Ana Virgínia Falcão, CEO e cofundadora da rede.
De acordo com a CEO, a rede está se estruturando para ser até 2030 a maior e melhor rede de franquias de agência de viagem e referência no mercado brasileiro de franchising, sem deixar de lado os valores que passam a nortear todos os processos e capital humano do grupo, que são ética profissional, com pessoas em primeiro lugar e inovação todos os dias. Em 2022 a Clube Turismo atingiu R$ 134 milhões de faturamento e para este ano, a meta é chegar em R$ 156 milhões. “Estamos com um plano de expansão bem agressivo, para aumento de nossa presença, em todo o território nacional, mantendo a qualidade no processo de seleção de novos franqueados”, finaliza a CEO.