Cidades do interior demonstram alto potencial para investimento em franquias

Franqueado da Solário Piscinas investiu na marca em dois municípios do interior da Bahia e já faturou mais de R$ 1 milhão

Apesar das capitais brasileiras serem fortes economicamente, com grandes centros comerciais e, consequentemente, chamando mais a atenção de empresários, isso não se torna um impeditivo para o crescimento dos negócios em cidades menores, pois muitos empreendedores estão investindo nesses locais.

Um estudo feito pela Geofusion – especializada em inteligência geográfica de mercado – elencou as 50 cidades do Brasil com maior potencial de consumo no ano passado. Entre esses 50 municípios, 28 não são capitais do país.

Além disso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez um estudo que comprova o enorme potencial das cidades pequenas. O ranking das 30 cidades do país com o maior número de franquias em operação, conta com 12 municípios que não são capitais. Além disso, o levantamento aponta que o crescimento no número de unidades dessas cidades foi de 21,1%, sendo que entre as 18 capitais citadas esse aumento foi de 17,6%.

O diretor executivo da Solário Piscinas – rede com mais de 30 anos no mercado – Felipe Pirassolo Martinez, comenta que as cidades interioranas são polos comerciais e industriais muito forte. “São locais que movimentam muito dinheiro em sua região. Também podemos associar a tranquilidade do interior, que torna esses lugares ideais para quem busca um investimento seguro e rentável.”

Mercado de piscina no interior

O mercado de piscinas em cidades do interior tem ganhado destaque pelo fato de serem regiões com uma maior horizontalização, se tornando um cenário ideal para a venda de piscinas. Além disso, a expansão de condomínios de casas e novos bairros residenciais, faz com que a procura por esse produto seja maior.

“Além disso, também podemos citar que existem cidades interioranas que movimentam a economia da região e são potencializadas por atividades industriais, comerciais e do agronegócio, como por exemplo São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP e Rio Verde/GO”, comenta Felipe.

Lucro alto

Além de serem cidades que movimentam a economia da sua região, os municípios menores costumam ter negócios com menos concorrentes, fazendo com que os empreendedores tenham uma margem de lucro maior.

“Outro fator determinante para que os empresários tenham um faturamento mais alto são as indicações de clientes satisfeitos a outros possíveis clientes. Geralmente, essa estratégia costuma ser um movimento determinante para um maior número de vendas”, salienta Martinez.

Força no interior e expansão

A Solário Piscinas é uma franquia com grande atuação em cidades interioranas. Das 51 unidades que a rede possui em operação atualmente, somente duas estão localizadas em capitais, que é o caso de Goiânia/GO e Brasília/DF.

Felipe destaca que os estados de São Paulo e Goiás, apresentam um excelente número de municípios no interior que possuem um grande potencial comercial. “Atualmente, a rede busca investidores para abrir em torno de 12 lojas no interior. Nós visamos os estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.”

Investindo em cidades interioranas

Dentro dessa visão, onde o mercado de franquias também é forte em cidades menores, o franqueado da Solário, Israel Souza Lopes, 23 anos, investiu primeiro em uma unidade da franquia em uma cidade de 165 mil habitantes, mas um tempo depois ele enxergou que um município de 64 mil habitantes tinha um potencial grande para receber o negócio.

“Abri minha primeira loja da Solário em Teixeira de Freitas/BA, considerada a 8° maior cidade do estado, onde estou com a franquia há três anos. Mas há seis meses inaugurei a minha segunda unidade, desta vez em Itamaraju/BA, cidade com 64 mil habitantes. Mas isso não foi nenhum empecilho, pelo contrário, registrei resultados surpreendentes”, afirma Israel.

Para o empresário, o mercado de piscinas em municípios menores é benéfico pois não tem grandes limitações de atendimento. “A nossa divisão de vendas é feita por distância de franquia, com isso, no início cheguei a atender clientes em cidades com até 350 km de distância da loja.”

Diferenças

Para Israel, uma das maiores diferenças entre cidades grandes e pequenas é o fato de as regiões menores contarem com menos concorrentes. “Também podemos dar uma segurança maior para o cliente, pois conseguimos fornecer a assistência com mais facilidade. Além disso, com um certo tempo é possível garantir um público que possa te indicar clientes novos.”

Lopes também destaca que em um local com maior concorrência, no caso das regiões maiores, o consumidor irá buscar por vários orçamentos para conseguir valores menores. “E aí entra o momento em que nós devemos passar os nossos diferenciais, que é de estar trabalhando com uma marca de franquia, fornecendo toda assistência e garantia necessária para quem irá fazer um investimento no lazer da sua casa.”

Resultado

O franqueado da Solário na Bahia afirma que já ultrapassou o faturamento de R$ 1 milhão somando as duas unidades, porém o que está mais o surpreendendo são os resultados na unidade de Itamaraju.

“Somente nessa unidade, em um município de 64 mil habitantes, conquistamos um faturamento de aproximadamente R$ 250 mil, em seis meses com a loja em operação. Isso nos confirma a força do interior e nos faz olhar com bons olhos para outras cidades com as mesmas características”, salienta Israel.

Próximas cidades

Apesar de já contar com duas unidades da franquia, o empresário não quer parar por aqui e já está estudando e visualizando outras cidades para instalar uma nova loja da franquia de piscinas.

“Por estarmos em uma região de divisa com Minas Gerais e Espírito Santo, nos faz enxergar a possibilidade de seguir para mais uma nova unidade. A nossa pretensão é que seja em um município com em média 50 mil habitantes e com localização estratégica para que possa atender as cidades ao redor”, finaliza Israel.