O mercado de energia solar é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil, país que possui um dos melhores recursos solares do planeta. E a necessidade de expandir ainda mais essa matriz energética, chegou ao franchising: a Provedor Solar é uma rede de franquias que atua neste segmento e começou 2023 com a expansão a todo vapor.
A rede pertence a um sólido grupo empresarial, o Grupo Rio Branco, detentora de marcas como a Maxprint, Rio Branco Papéis e a Rio Branco Bobinas, entre outras. Para impulsionar a franqueadora, conta ainda com a distribuidora de equipamentos e produtos para energia solar RB Solar – um dos muitos diferenciais do negócio.
“Nosso franqueado poderá optar por dois modelos de negócios, ambos sem a necessidade de um ponto comercial. Um deles é a comercialização de projetos de sistemas fotovoltaicos para residências, comércio, empresas, indústrias e até em propriedades rurais”, explica o diretor geral, Frederico Loriggio. “Se preferir, além de comercializar o projeto, poderá montar uma equipe e atuar também com a instalação”.
O projeto de cada cliente é desenvolvido e homologado pela equipe de engenharia da franqueadora. Por esta razão, não se exige que o franqueado tenha qualquer conhecimento ou experiência na área de energia solar. “Contamos com a Universidade Provedor Solar, um centro de treinamento prático e teórico junto à nossa sede, na cidade de São Paulo, que disponibiliza o melhor time de profissionais capacitados para tornar o franqueado um expert em todas as áreas do seu negócio”, destaca Loriggio. “O suporte é contínuo”.
Além de ser um mercado atrativo e repleto de oportunidades, o investimento numa franquia da Provedor Solar é outro diferencial. Com uma quantia a partir de R$ 56 mil, é possível iniciar o negócio. “A lucratividade é muito interessante – oscilando de 35% a 45% dependendo da formatação da franquia”, diz Shirleine Diniz, gestora de expansão da marca. “Trata-se de um segmento que precisa ser considerado por todos os que desejam abrir uma franquia e buscam negócios inovadores”.
É importante destacar, ainda, que o franqueado oferecerá aos clientes algo que os brasileiros mais desejam: baixar sua conta de energia elétrica. De acordo com a Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a tecnologia de obtenção de energia solar por meio de placas fotovoltaicas pode diminuir em até 90% essa tarifa. “Além disso, há bancos privados que oferecem financiamentos exclusivos para quem deseja instalar o sistema em sua casa ou empresa. Há muito incentivo”, finaliza Loriggio.
A Provedor Solar, além de uma equipe de engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos e da homologação junto às concessionárias, conta com uma área comercial para o atendimento inicial dos clientes. Este contato é repassado ao franqueado responsável pela área do cliente interessado e é mais um benefício da franqueadora à rede franqueada.