A inovação se tornou a palavra de ordem para quem deseja se diferenciar no mercado, já que a concorrência, que sempre esteve presente, tornou-se ainda mais intensa a partir do avanço digital, que por sua vez fortaleceu o poder de decisão dos consumidores. Essa análise foi corroborada em uma pesquisa realizada pela ServiceNow em parceria com a ThoughtLab, que identificou que 51% das empresas analisadas atribuem o aumento das vendas a ações inovadoras. E mais: 40% delas perceberam uma maior satisfação do cliente a partir da iniciativa.
Levando em consideração as vantagens da inovação para os negócios, surgiram marcas no segmento de Alimentação com a proposta de trazer disrupção a esse ecossistema, que tende a ser um dos mais aquecidos do mercado. É o que mostra uma análise do Instituto Foodservice Brasil, que apontou que o setor seguiu em alta no último ano, com a abertura de 75% a mais de empreendimentos em comparação a 2021. Empreendedores que desejam investir em 2023 em produtos que agregam valor ao consumidor com pouco impacto nos custos devem estar atentos às propostas abaixo:
Minha Quitandinha: startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. A rede atua por meio do honest market e funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, sem a necessidade de funcionários para a intermediação das compras. A proposta da marca é levar conveniência, praticidade e segurança a complexos residenciais ou comerciais.
Home Sushi Home: rede de delivery de comida oriental presente em mais de 18 estados brasileiros trabalha com a operação em dark kitchens – cozinhas fantasmas -, um modelo de negócio que conta com atendimento exclusivo para delivery, podendo funcionar em qualquer lugar, reduzindo custos de aluguel e operação do negócio. Para alinhar os pedidos dos consumidores ao trabalho automatizado destas cozinhas, a rede conta com um sistema de gestão próprio que entrega ferramentas para o andamento do trabalho e interliga os pedidos dos clientes, que podem ser realizados por marketplaces ou pelo aplicativo próprio da rede.
Mais1.Café: a maior rede de cafés ‘to go’ do Brasil, com mais de 570 unidades em todo o país, tem como objetivo otimizar a experiência do cliente por meio de um atendimento totalmente personalizado e digitalizado. Para isso, as unidades da rede disponibilizam totens de autoatendimento em que os consumidores realizam seus pedidos com agilidade, garantindo a qualidade e rapidez para quem deseja consumir bebidas da mais alta qualidade em várias opções, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Para combinar com as bebidas, tem também um cardápio com salgados e doces importados da Espanha e França.