Seguindo com seu processo de internacionalização, a Morana, maior rede de franquias de acessórios femininos da América Latina, inaugura sua primeira unidade na Guatemala, América Central. O local é o badalado Paseo Cayala, considerado um misto de shopping a céu aberto, localizado na capital do país (Cidade da Guatemala).
Com duas décadas de existência e cerca de 300 franquias espalhadas pelo Brasil, a nova unidade da Morana na Guatemala será aberta em plena época das compras de Natal. A operação da unidade será feita por um Master Franqueado, que se tornará o responsável pela gestão e implantação dos negócios da marca no país.
De acordo com Danilo Assumpção, CEO da Morana, o processo de internacionalização da rede é uma estratégia importante para ganhar visibilidade de marca, share de mercado e consequentemente potencial de compras junto aos fornecedores globais, o que também favorece toda a cadeia de lojas no Brasil. “Atualmente, 90% dos nossos produtos tem origem na Ásia, e temos facilidade para sourcing Europa-América. Nosso processo de expansão internacional é elaborado a longo prazo. Estudamos cada país, respeitando suas características e, principalmente, o comportamento de consumo da mulher local. No caso da Guatemala, por ser um país latino, identificamos uma grande familiaridade com a mulher brasileira”, afirma.
Nesse sentido, os próximos passos da Morana é seguir explorando países que contenham essa característica e capacidade de consumo, onde já conta com projetos de expansão nos Estados Unidos e Portugal, por meio de canais digitais e B2C.
Recentemente, a Morana recebeu pela quarta vez, o Certificado de Franquia Internacional ABF, na categoria Sênior. A chancela é concedida pelo Franchising Brasil – programa de internacionalização da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A patente é um reconhecimento às redes brasileiras que fincaram sua bandeira nos principais mercados do exterior.