A preocupação com o bem-estar pessoal e da família e a busca pela proteção divina tem levado muitos brasileiros a procurarem imagens de santos, objetos e acessórios ligados à religião. A pandemia refletiu essa busca pelo fortalecimento da fé e acolhimento em forma de presentes religiosos, colocando o amor a Deus à frente de todos os obstáculos. Os clientes encontram nos acessórios uma forma de ter sua devoção junto deles.
Pesquisa de 2019 constatou que o Brasil é o terceiro país do mundo onde mais se acredita na existência de Deus. O que ajuda a explicar o motivo pelo qual o mercado de artigos religiosos vem crescendo significativamente no país nos últimos anos.
Com esse mercado dando sinais cada vez mais prósperos, acaba expondo uma oportunidade de negócio para quem busca empreender.
A Santo Santo Santo foi fundada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, com o propósito de oferecer peças que tenham sintonia com a positividade e que tragam para perto as “coisas do alto”. A escolha do nome da empresa é uma passagem bíblica muito importante para a fundadora da marca, Ana Paula Ribeiro Cury: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do Universo!”, Isaías 6,3.
Ao longo dos primeiros três anos de operação, a empresa passou por um crescimento significativo e evoluiu para transformá-la em uma loja especializada no comércio de artigos religiosos e na evangelização. “O público é fiel. É assim que podemos definir os consumidores de artigos religiosos. Por serem negócios de nicho, os empreendimentos religiosos tendem a ter públicos engajados e comunidades em torno das marcas. E com a digitalização no contexto da pandemia, este setor se manteve ativo, inclusive por seu caráter de bem-estar por meio da fé”, afirma Ana Paula.
Mergulhando no mercado de franchising
O franchising é uma das melhores portas de entrada para quem quer empreender, principalmente quando se está em busca de uma base sólida, marca já testada e aprovada no mercado, e o suporte oferecido ao franqueado.
Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente ao 2º trimestre deste ano, mostra que o franchising brasileiro acelerou sua trajetória de recuperação frente a igual período de 2021. Com um faturamento 16,8% maior, o setor manteve sua resiliência frente um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas, ao mesmo tempo em que superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º trimestre de 2019. Segundo o estudo, a receita passou de R$ 41,140 bilhões para R$ 48,052 bilhões nesse período. Quando observado o crescimento em relação ao 2º trimestre de 2020 – marcado pelo início da pandemia – o índice chega a 73,3%.
Com o negócio caminhando em ritmo acelerado e mais pessoas interessadas pelo formato de negócio da Santo Santo Santo, despertou o interesse de Ana Paula para formar o negócio e transformá-lo em franquia em meados de 2022. Com apenas um mês nesse mercado ela fechou acordo da sua primeira unidade franqueada em Santa Fé do Sul, cidade turística, também no interior de São Paulo.
Atrativo e bons ganhos
O negócio da Santo Santo Santo é ideal para cidades a partir de 100 mil habitantes. Exclusivamente modelo loja física, o investimento inicial é a partir de R$ 198.400 incluso taxa de franquia de R$ 40 mil (condição especial para as 5 primeiras unidades comercializadas), investimento para instalação além de móveis e estoque em cerca de R$ 138.400 e R$ 10 mil de capital de giro.
O ponto interessante é a margem de faturamento bruto médio mensal de R$ 90 mil no primeiro ano de operação, podendo chegar a R$ 110 mil já no segundo ano, além de lucro líquido entre R$ 24 mil a R$ 28 mil. O prazo de retorno do investimento é estimado entre 14 a 18 meses.
Predominante de religião católica, porém o caráter de espiritualidade e positividade da loja atrai pessoas de diversas religiões, como evangélicos, entre outros.
Roupagem moderna
Além de serem produtos que transmitem fé, amor e positividade, as peças são todas com uma “roupagem moderna”, refinada nos acessórios pessoais e artigos religiosos. “Percebemos que ao entrar na loja procurando um presente, por exemplo, o cliente já vem pensando com carinho em quem vai recebê-lo. Então eu digo que nossas peças levam um sentido especial com elas…o afeto”, finaliza a empresária.
A Santo Santo Santo possui um mix exclusivo de artigos de religiosidade e positividade, com mais de mil itens em acessórios masculinos e femininos como pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, itens de decoração, incensos litúrgicos, velas aromáticas, imagens de santos, adesivos, livros, entre outros produtos.