A Copa é um evento global que reúne povos de várias gerações, culturas e tradições de todo o mundo. Segundo a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado), a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, que iniciou no dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro, estima ser assistida por 5 bilhões de pessoas em todo o mundo, superando o recorde de 3,5 bilhões de pessoas que assistiram a edição da Copa de 2018 na Rússia. A grande celebração que pode ser vista a partir de um televisor no ambiente de trabalho, desperta um clima mais amistoso, permitindo que uma equipe se envolva ainda mais com a cultura organizacional e vivencie uma boa experiência, inclusive, em ambientes acadêmicos.
“No Cebrac, nos preocupamos com a felicidade de nossos colaboradores, e sabemos que é fundamental que todos estejam envolvidos com a visão e valores da empresa. Entendemos o tamanho do evento e o quanto o futebol é importante no nosso país. As ações celebrativas são essenciais para gerar uma maior interação, felicidade e até mesmo mais produtividade. Além disso, as celebrações internas permitem que os colaboradores, assim como os nossos alunos, enxerguem o lado humano da empresa”, ressalta Rogério Silva, CEO do Cebrac.
Quando se trata de promover momentos alegres e um clima saudável aos funcionários, o termo Employee Experience se encaixa perfeitamente na experiência dos colaboradores que é definida como um conjunto de sentimentos psicocognitivos sobre os benefícios sensoriais do emprego. Nos dias de hoje, questões relacionadas à saúde mental e qualidade de vida, entre outras, são tópicos importantes considerados por colaboradores. Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, em média, um trabalhador que se sente feliz é capaz de ser 31% mais produtivo, além de aumentar o esforço criativo e capacidade de venda em 37% a mais do que pessoas que se sentem pouco valorizadas.
A Copa celebrada em ambiente acadêmico
Em alusão à temática, o franqueado do Cebrac de Anápolis-GO, Edson Debona, preparou uma ação especial para que a festividade não passasse em branco e promoveu a campanha: Show de Bola Cebrac. “Em ano de Copa é importante fazer eventos corporativos, onde gestores, professores e alguns alunos assistam aos jogos juntos, sendo uma ótima ideia para mantê-los engajados. As confraternizações ajudam a melhorar o relacionamento interpessoal de todos os membros de uma organização”, ressalta Edson.
Em outro exemplo, as escolas podem explorar a diversidade cultural das 32 seleções que disputam a Copa em uma aula extra, ao realizar dinâmicas sobre a cultura e história em aulas de idioma, como o inglês.
As pausas para assistir aos jogos da seleção podem aumentar a qualidade de vida no trabalho. Uma pesquisa da West University of Timisoara, na Romênia, revelou que fazer pequenas pausas no trabalho pode aumentar significativamente o nível de energia e diminuir a fadiga mental. Logo, colaborando com a produtividade e motivação dos professores que se sentirão mais envolvidos com um evento que ocorre no horário do expediente, e com isso, transmitir uma aula mais revitalizada.
O mês da Copa do Mundo já começou e as empresas se preparam para realizar eventos especiais com a temática, já que o futebol é uma paixão nacional do brasileiro.