Faltando menos de dois meses para o fim do ano, a movimentação no franchising é intensa. Em busca de novos empreendedores para aumentar sua base de atuação, franqueadoras estão oferecendo modelos de negócios que caibam no bolso de quem planeja empreender em 2023. As opções são para diversos setores e vão desde modelos mais enxutos até os mais completos, com investimentos distintos.
Começando com os setores que mais faturaram no primeiro semestre do ano. Moda com 13,5%, seguido por Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 13,4%. Nessa ordem, a Morana, maior rede de acessórios femininos da América Latina, possui três modelos de negócios com lucro médio de 20% por mês. O investimento inicial para cada formato é R$143 mil – Quiosque, R$255 mil – Light e R$345 mil – Loja Tradicional. Já a Estetic360, primeira rede de estética integral com o conceito one stop shop, oferece dois formatos de negócios: Standart e Maison, com investimentos iniciais de R$450 mil e R$800 mil, para ruas e shoppings centers, respectivamente.
Outro setor que oferece boas oportunidades para o empreendedor é a alimentação, que teve um aumento de 7% no faturamento de acordo com a última Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising da ABF. Neste segmento, a Nutty Bavarian, famosa por suas castanhas glaceadas, oferece diferentes modelos de negócios: o quiosque, com investimento inicial a partir de R$75 mil; franquia para eventos e feiras, que não precisa de ponto fixo e custa a partir de R$55 mil; o modelo corner, desenvolvido para ser instalado dentro de outros estabelecimentos (store in store), com investimento inicial a partir de R$25 mil e o trailer, ideal para locais abertos como parques, estacionamentos e universidades, com investimento inicial a partir de R$38 mil. A Royal Trudel é outra franqueadora que ganhou fama ao trazer para o Brasil, o trudel – um doce originário do Leste Europeu. Com dois modelos, quiosque e loja, o investimento inicial varia entre R$150 e R$300 mil, na devida ordem.
O franchising sempre foi uma alternativa para quem deseja ter o próprio negócio correndo o mínimo de risco possível. Segundo Adir Ribeiro, CEO da Praxis Business, consultoria especializada em franchising, “Franquias são um bom negócio para quem está começando, pois sempre tem uma marca e modelo de trabalho testado e aprovado por trás. No entanto, o empreendedor precisa avaliar primeiro sua capacidade de investimento, capital de giro no médio e longo prazo e estudar muito o nicho que pretende investir”, aconselha.