Considerado o maior evento voltado ao empreendedorismo, a Feira do Empreendedor voltará no modelo 100% hibrido esse ano. Promovido pelo Sebrae, a feira acontecerá entre os dias 7 e 11 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo – capital. A edição deste ano vai reunir cerca de 600 expositores dos mais variados setores, oferecendo oportunidades de negócios, além de palestras e oficinas.
Para quem não puder estar presente presencialmente no evento, será possível participar da versão virtual através do Sebrae Experience, plataforma de realidade virtual, que permite a navegação em um ambiente 3D de fácil acesso que possui conteúdos e soluções para os pequenos negócios.
Sabendo da importância da Feira do Empreendedor, o Instituto Gourmet Brasil marca presença no evento pela primeira vez, em São Paulo. Líder no mercado de empreendedorismo gastronômico do Brasil, a rede foi fundada em 2014 pelo casal Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Para a Feira do Empreendedor, a rede preparou um material focado no B2C. “Estamos animados com a participação desse evento que é tão importante para o empreendedorismo. Nossa equipe estará à disposição para todos que quiserem conhecer nosso material didático e entender melhor como é possível empreender no ramo gastronômico”, comenta Marcelle Santos, gerente de marketing da rede.
Focando no aluno empreendedor a rede conta hoje com 8 cursos e entre eles estão: Faça e Venda, Confeiteiro Profissional, Cozinheiro Profissional, Chef Mix, Cake Designer, Doceiro Profissional, Padeiro Profissional e Cozinheiro Funcional&Fit. Em todas as modalidades, o aluno aprende desde a confecção do alimento, passando pelo manuseio correto até a precificação. “Hoje contamos com 40 mil alunos ativos em nossas unidades, se contarmos desde o lançamento da marca, já tivemos mais de 100 mil vidas transformadas”, comemora Robson Fejoli, CEO da marca.
Em relação à modelos de negócio, é possível investir em uma unidade da rede a partir de R$190 mil, pois a marca possui os modelos: Slim para cidade a partir de 60 mil habitantes, modelo Select para cidades a partir de 110 mil habitantes e o modelo Premium para cidades a partir de 450 mil habitantes. Presente nos três pilares de maior crescimento econômico – educação, gastronomia e franchising – a marca reforça seu potencial no mercado.
“Hoje, nosso franqueado tem o poder de transformação social no território que está inserido, levando aos alunos através da gastronomia e do empreendedorismo, uma mudança de vida”, reforça Robson Fejoli, CEO da rede.
Só no primeiro semestre desse ano, a marca conta com mais 160 unidades comercializadas, 139 inauguradas e o faturamento de mais de R$ 50 milhões. A expectativa da marca é um crescimento de 40% no faturamento e expandir para todas as regiões do país focando principalmente nas cidades que abrigam os novos modelos de negócio.
“O mercado de franquias continua crescendo, ele se mostrou bastante resiliente durante a pandemia, o índice de fechamento de negócios no franchising é muito menor em relação aos outros modelos e o mercado de educação continua forte apesar desses 2 últimos anos de pandemia”, finaliza Robson.