Investir em uma franquia sempre foi muito seguro e rentável para empresários e empreendedores. Após, especialmente, a dois grandes eventos, a grande recessão da economia brasileira e a pandemia, o Franchising mostrou ser extremamente resiliente, sendo o setor com menor perdas e danos.
Em ambos os momentos, os investimentos em redes de franquias cresceram exponencialmente, já que a segurança e a lucratividade do mercado eram as forças motrizes para a entrada de novos franqueados.
De lá para cá, a realidade segue a mesma: um setor de franquias muito sólido sendo a válvula de escape para que muitas pessoas tenham rendas adicionais ou, até mesmo, principal, e realizem o sonho de ter o seu próprio negócio.
Franqueado de sucesso
Mais que falar de novos empreendedores que entram no Franchising, ou que aumentam o número de unidades gerenciadas, mostrar os franqueados de sucesso, representa com mais fidelidade os resultados que o setor proporciona.
E um destes casos é uma das unidades da Unhas Cariocas, a maior e principal rede de franquias de esmalteria do Brasil. A franquia do Shopping Pátio Paulista, que em agosto de 2022 completou três anos, chegou a um número especial: é a unidade com maior faturamento de toda a rede de mais de 70 unidades.
Vale lembrar que nestes três anos, a unidade também passou pela pandemia e, além de não fechar, se fortaleceu e já iniciou 2022 com o maior faturamento da marca.
Segundo o franqueado responsável pela unidade, Marcos Fabrício Máximo, o segredo para chegar até aqui foi o questionamento constante dos processos, uma gestão humanizada e com total aprendizagem.
“Temos os padrões da franqueadora que seguimos, mas no dia a dia, pela quantidade diversificada de pessoas que passam na unidade, precisamos estar em contante desenvolvimento e revendo algumas pequenas ações de processos para atender cada cliente de forma exclusiva. Além disso, precisamos olhar para cada profissional de forma particular, já que temos uma gestão de diferentes pessoas. Também, precisamos aprender continuamente, especialmente, com os erros. Não existe um segredo. O que há, são ciclos que precisam ser revistos a todo momento”, orienta o franqueado da Unhas Cariocas.
Para o CEO da Unhas Cariocas, Maurício Cesar, para atingir cifras como esta, é preciso que o franqueado tenha dedicação pelo negócio, algo que seus parceiros entendem, já que, hoje, a rede possui outras três unidades faturando acima de R$ 1 milhão ao ano.
“A franquia é um modelo de negócio testado e aprovado, mas o sucesso de uma unidade franqueada depende de como o operador entende a cultura e executa o plano de negócios”, alerta o executivo.
E, segundo Marcos, a escolha certeira pelo segmento e pela marca, foi de sua esposa, Mariana de Oliveira Máximo.
“Na verdade, quem fez esta opção muito assertiva foi minha esposa, especialmente, pela biossegurança que a Unhas Cariocas oferece, por ser uma busca dela. Podemos dizer que existe uma saúde feminina, que abrange a beleza e autoestima, fazendo com que o empreendedor tenha vontade de empreender e realizar sonhos”, confessa Marcos.
Marcos, também, ressaltou outros diferenciais que influenciaram na escolha pela Unhas Cariocas. “Acessibilidade de toda a direção combinada com um modelo de negócio sadio”, complementa o franqueado.
O CEO da Unhas Cariocas celebra o resultado da unidade, relatando que este também é um propósito da rede.
“Desde quando criamos a Unhas Cariocas, a nossa missão sempre foi que nossos diretores-franqueados prosperassem igual, ou até mais do que nós, e quando vemos franqueados que entenderam o que é a Unhas Cariocas, colhendo excelentes resultados, ficamos extremamente felizes e sabemos que estamos no caminho certo”, finaliza Maurício Cesar.