A rede de franquias Frango no Pote mais que dobrou seu faturamento no primeiro semestre de 2022. Com um crescimento registrado de 108% na comparação com o mesmo período de 2021, alcançou receita de R$ 37,6 milhões. No período foram abertas oito novas unidades, e a expectativa é inaugurar mais 18 no segundo semestre, sendo 7 na região Sudeste do país.
Carlos Augusto Jr, CEO da rede, vê alguns fatores contribuindo para o bom desempenho: consolidação da marca, volume de ações de marketing visando o reforço da marca no âmbito nacional e ofertas para vendas, projeto de expansão em escala, abertura de lojas em crescimento exponencial, suporte operacional ativo e próximo dos franqueados, ações de incentivo entre as unidades e lançamento do aplicativo próprio.
Frango no Pote: negócio entre pai e filho completa 10 anos
Frango frito com gostinho 100% brasileiro. Foi com esse propósito que nasceu o Frango no Pote há dez anos. Em uma viagem aos Estados Unidos, Carlos Augusto Nepomuceno da Silva, conhecido como Carlão, conheceu o frango frito vendido no balde, tão apreciado pelos americanos. De volta ao Brasil, teve a ideia de “abrasileirar” a iguaria ao lado do filho Carlos Jr. Na área da churrasqueira de casa, em Brasília, desenvolveram uma marinada com temperos nacionais para temperar o frango, utilizando uma farinha exclusiva para empanar e fritaram os primeiros pedaços.
A receita de sucesso levou logo à abertura da primeira loja e expansão dos negócios. Após 10 anos completados em 2022, a rede conta com mais de 60 lojas espalhadas por todo país e tem o objetivo de fechar o ano de 2022 com cerca de 80 unidades inauguradas. Atualmente, Carlos Jr, formado em gastronomia, é o CEO da Frango no Pote e tem uma filha recém-nascida, Stella. Carlão, por sua vez, ocupa o cargo de diretor financeiro da empresa.
Uma curiosidade sobre o CEO de 23 anos. Aos 16 ele saiu da escola e entrou na faculdade de gastronomia. “Eu era o mais novo da minha turma”, diz. Aos 18 concluiu o curso. Depois foi para os Estados Unidos passar uma temporada de trabalho e em 2018 voltou para assumir a Frango no Pote.
Já Carlos Augusto, o pai e fundador, é formado pedagogo e tem pós-graduação em administração escolar. “Alimentação não é a minha área, foi um aprendizado constante ao longo desses últimos anos.”