Empreender trabalhando em casa: modalidade tem crescido cada vez mais no país

No primeiro trimestre de 2022, o home based correspondeu a 14,8% de todas as franquias abertas no Brasil

O Home Based – formato de trabalho em casa, tem crescido cada vez mais no país. Segundo Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2022, a modalidade correspondeu a 14,8% de todas as franquias no país. Já no ano passado, representava 10,3% e em 2020, 7,1% do mercado.

Além do investimento inicial ser menor, devido também à não necessidade de ponto comercial fazendo o empreendedor fugir dos aluguéis, uma franquia home based possui uma operação mais enxuta e com menos custos. O ponto de atenção para quem deseja empreender nesta modalidade é com relação à disciplina e organização para que as atividades da empresa não sejam confundidas com as pessoais.

Outra vantagem do home based é ter mais tempo e flexibilidade para o empreendedor realizar outras atividades além do trabalho. Diferente de começar um negócio do zero e ainda em casa, ao investir em uma franquia home based, o franqueado já conta com um plano de negócio que já foi testado e, ainda, tem todo suporte da franqueadora.

Confira abaixo algumas redes de franquias que oferecem a modalidade home based para quem tem interesse em investir.

Mary Help

Pioneira na prestação de intermediação de serviços domésticos no Brasil, a rede Mary Help criou um modelo home based para investidores de cidades de até 50 mil habitantes, com investimento de R$ 30 mil.

A empresa possibilita para os profissionais da área uma boa oportunidade de renda, e para os seus clientes facilidade, confiança e segurança na contratação de um profissional diarista. Só no último ano, a marca teve um faturamento de mais de R$60 milhões, a expectativa da marca para 2022 é um crescimento de 20%.

Seguralta

Com mais de 50 anos de mercado, a Seguralta está presente em todo o país e possui 1530 unidades operando em três modelos de negócio – home based, standard e basic. É a maior rede de franquias de Seguros no Brasil e a 9º maior franquia brasileira conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Sonhagro

Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede Sonhagro visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há mais de 8 anos, com 42 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores.

SuperGeeks

A SuperGeeks é a primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil. Com mais de 4 mil alunos matriculados, a rede atende crianças entre 05 e 17 anos que fazem cursos para aprender Ciência da Computação, a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em Robótica, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.

Love Gifts

Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja com estilo próprio e oferecer muitas opções de presentes e decorações criativas para diversos públicos num só lugar. As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados. A marca possui quatro modelos de negócios: Home Based, Loja Slim, Loja Smart e Store in Store. São mais de 2 mil itens a venda, que vão de copos, canecas, bolsas, jogos para casais, almofadas, entre outros. O ticket médio de consumo é de R$100 e a fabricação de um terço desses produtos é feita pela própria rede.

Marketing Bag

Unindo necessidade com oportunidade, a Marketing Bag nasceu diante a crise do coronavírus com o objetivo de criar a conexão do mercado com o público. Suas publicidades são feitas em saco de pão ecológicos e a rede oferece aos franqueados um modelo de franquia barata e home based com fácil implantação e alta rentabilidade.