A cidade de Itapevi-SP, uma das mais populosas da grande São Paulo e uma das melhores para se investir no país, recebeu, recentemente, a chegada da escola profissionalizante Via Certa Educação Profissional. A primeira unidade da rede na região será administrada pelo bacharel em matemática João Marcos Lemos, 57 anos, e pela sua mulher Elisabete Lemos, de 53 anos, que é pedagoga.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população de Itapevi seja de 244.131. De acordo com o ranking feito pela Urban Systems, a cidade alcançou a 12º posição entre as melhores cidades para se investir em comércio no país e é a 3º melhor posicionada no estado de São Paulo. Além disso, no setor industrial o município está na 6º colocação entre os 100 melhores do Brasil.
João Marcos afirma que o mercado de educação da região é altamente promissor, seja ele na educação básica ou na profissionalizante. “A região escolhida para a franquia é altamente adensada, com possibilidades imensas de trabalho. Entendo que a educação profissionalizante precisa oferecer cada vez mais cursos atualizados e que agreguem valor ao estudante para que rapidamente ele consiga se estabelecer no mercado de trabalho.”
Um dos fatores que mais chamaram a atenção para que o empreendedor investisse em uma unidade da Via Certa foi pelo fato de ser uma franquia no segmento de educação. “Também contou o fato de que na região que estou familiarizado não tinha a presença da rede. E por ser uma franquia que oferece um conjunto de ferramentas e suporte para auxílio no desenvolvimento do negócio”, salienta.
Experiência no segmento educacional
João é um verdadeiro empreendedor na área educacional, pois ele conta que há 10 anos iniciou junto com a sua esposa uma escola de educação básica. Além disso, o empresário desenvolveu sua carreira profissional em grandes empresas nacionais e multinacionais, como o Grupo Votorantim, IBM Brasil, Noritsu Koki e Hunter Douglas.
Com experiência na área da educação básica, o franqueado da Via Certa em Itapevi explica que a educação profissionalizante é um complemento do ensino básico. “A união dos dois ensinos oferece mão de obra qualificada para o desenvolvimento do país. Vejo um grande crescimento desse setor, à medida que mais pessoas se interessem por abrir novos negócios, profissionalizar-se na administração de um negócio e especializar-se em suas respectivas áreas.”
João Marcos enxerga que alguns cursos terão uma procura maior na sua cidade. “Um dos destaques serão os cursos na área de saúde e beleza, que tiveram um grande aumento na procura. Logo atrás vem os cursos de tecnologia e libras que também estão em evidência.”
Objetivos para alcançar
O empresário João Marcos não desassocia sua vida profissional da sua vida espiritual, para ele é muito importante ter essa associação para prosperar nos negócios e conquistar os seus objetivos. “Leio bons livros de vendas e aprimoramento pessoal. Creio que além de tudo isso, algo que posso destacar é a iniciativa de sempre arriscar em novas frentes e aprimoramentos.”
A unidade de Itapevi tem capacidade para 600 alunos de forma presencial, isso se utilizar todas as posições e horários disponíveis. “Minha expectativa é nos primeiros seis meses matricular 500 alunos, chegando até mil alunos no primeiro ano. O número ideal seria entre 1500 e 2 mil alunos em até dois anos”, conta o empresário.
Além do objetivo a curto prazo, João também já tem em mente objetivos que deseja alcançar a longo prazo. “Entre 5 e 10 anos, o nosso projeto é possuir por volta de 10 unidades da Via Certa, com cerca de 10 a 15 mil alunos no total.”