O Grupo Center Panos, rede de insumos de artesanato criada no interior de São Paulo com mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil, anunciou esta semana a aquisição do Grupo Inovação. Os valores da operação não foram detalhados, mas os ativos da empresa adquirida somam mais de R$ 12 milhões entre suas diversas frentes de negócio estabelecidas, que incluem um estúdio de TV, uma distribuidora, uma importadora, um canal de e-commerce e uma área de mais de 2 mil m2 localizada na região leste de São Paulo.
Segundo Ronaldo Cordão, CEO da Center Panos, a concretização do negócio deve ampliar e muito o crescimento de lojas físicas da rede a partir de 2023. “Ganhamos muito em exposição de marca, já que o Grupo Inovação tem um programa de TV diário e conta com mais de 1,2 milhão de pessoas em suas redes sociais, além de reunir mais de 260 mil clientes atendidos ao longo de sua história”, avalia.
Além de ampliar seu alcance, a Center Panos também deve usar o novo espaço na capital paulista para a manufatura de produtos com marca própria, que desde 2012 já produz itens como linha de barbantes, sacaria e cola. “Nossa intenção é trazer maquinário e ampliar esta vertente de negócio ainda neste biênio”, diz Cordão.
Além dos ativos físicos, o Grupo Inovação também negociou com a Center Panos a venda de três marcas de seu portfólio: Vitrine do Artesanato, Arte Brasil e Canal do Artesanato.
“A ideia é colocar em prática a presença do grupo em mais televisões e reativar o projeto do Canal do Artesanato, uma espécie de Netflix do setor, que vai disponibilizar milhares de conteúdos na linha do ‘faça você mesmo’”, explica Ronaldo.
Para completar, o negócio ainda deve trazer benefícios para as mais de 50 lojas físicas da rede e seus franqueados, além de impulsionar as inaugurações da marca, que prevê encerrar 2022 com 20 novas unidades. A integração com os canais de e-commerce do Grupo Inovação representa mais um canal de venda para os parceiros, além de ampliar o mix de produtos disponibilizados nas lojas por intermédio da distribuidora.
No ano passado, a Center Panos se consolidou como o maior expoente do mercado brasileiro no setor. Juntos, os supermercados do artesanato faturaram mais de R$50 milhões, e a presença da rede, antes restrita somente à região Sudeste, alcançou também o Centro-Oeste e o Sul do país.