A diversidade geracional – que é ter colaboradores de diferentes faixas etárias no mesmo ambiente de trabalho – tem sido cada vez mais discutida dentro das empresas devido a importância para construção de um ambiente corporativo mais inclusivo, na qual o profissional é valorizado por suas contribuições e experiências.
Com várias gerações atuando cada vez mais juntas, dividindo não somente responsabilidade, mas também opiniões, é comum surgir no dia a dia o temido conflito de gerações no trabalho.
Eles pertencem a geração Baby Boomers (nascidos entre 1946-1964); geração X (nascidos entre 1965-1980); geração Y ou Millennial (nascidos entre 1981-1996); geração Z (1997-2010). Cada geração tem sua importância e história, mas como conviver no mercado de trabalho sabendo lidar com as diferenças?
A franquia Via Certa Educação Profissional sabe muito bem como é lidar no dia a dia com essas diferenças. Formada por três sócios, com idades entre 31 e 69 anos, cada uma dessas gerações têm características predominantes e que ajudam no amadurecimento do negócio.
Sabedoria
Com a população envelhecendo cada vez mais saudável, o que aumenta a longevidade dessas pessoas, é muito comum se deparar com pessoas acima dos 60 anos em plena atividade funcional de trabalho.
Jilo Shimada, de 69 anos, conta que os anos de experiência trouxeram paciência e resiliência. “O tempo me ensinou a não tomar decisões precipitadas, sempre ponderadas e consultar os demais sócios antes de decidir algo importante. No dia a dia do trabalho, procuro resolver à minha maneira, porém sempre com decisões prudentes”, observa o responsável pela expansão do negócio e um dos criadores da franquia de ensino profissionalizante.
Ele revela que sua geração demora um pouco mais para lidar com assuntos que envolvem tecnologia, fato esse que é marcante na geração Z, que a conectividade é espontânea. Para Shimada, as inovações tecnológicas são as que exigem mais rapidez nas decisões na busca de conhecimentos técnicos.
Ousadia
Nos trabalhadores mais jovens, a ousadia é a característica mais predominante. Se para Shimada a tecnologia demanda um certo tempo de aprimoramento, para André de Oliveira, de 31 anos, tira de letra, já que os jovens têm mais facilidade em absorver a evolução tecnológica.
Com formação em análise e desenvolvimento de sistema, e pós-graduado em gestão empresarial estratégica, André faz parte da equipe da Via Certa desde que a empresa foi lançada, há 10 anos. “Meu primeiro emprego foi na Via Certa. Comecei fazendo um pouco de tudo, desde atendimentos aos alunos, até mesmo ministrando aulas, buscava parcerias, fazia matrículas, entre outras atividades”, relembra.
A dedicação e o bom desempenho despertaram a atenção dos administradores que o convidaram para compor a sociedade do negócio. Hoje o jovem empresário está no comando da diretoria de operações da Via Certa, responsável por fazer a implantação de novas unidades e gerenciar a equipe de suporte ao franqueado.
Para ele, a tecnologia para uso no dia a dia e a criatividade são fundamentais para o perfil dos jovens que nasceram em um momento em que a comunicação é instantânea por meio da internet e redes sociais. “É de fundamental importância ter gerações diferentes na equipe, pois meus sócios têm mais de 20 anos de experiência no ramo de educação profissionalizante, dessa forma conseguimos montar estratégias juntos com mais efetividade”, avalia o empreendedor.
Persistência
Décio Marchi, de 45 anos, é um dos sócios fundadores da Via Certa e acredita que a persistência faz parte do seu perfil empreendedor. Ele que desde muito novo foi em busca do próprio negócio conta que a parceria entre profissionais mais maduros e jovens possibilita gerar soluções inovadoras, somando experiência com conhecimento técnico.
“Somos de gerações distintas, mas nunca tivemos conflitos, pelo contrário! Buscamos sempre tomar decisões em conjunto e achar o melhor caminho para o que estamos buscando. Costumo dizer que trabalhar com gerações de épocas diferentes possibilita criar novos olhares, mas nunca deixar o essencial para trás. A ponderação e a persistência são características marcantes da geração que faço parte”, avalia Marchi.
Compreender que cada indivíduo é único e respeitar suas individualidades é essencial para manter o ambiente corporativo equilibrado. Cada geração possui valores diferentes, mas que em conjunto é uma soma de fatores essenciais para que a empresa evolua de forma saudável.