Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o setor de casa e construção das franquias no Brasil obteve um aumento no seu faturamento de 19,3% em 2021. Ano passado o segmento registrou uma arrecadação total de R$ 14.830 bilhões e em 2020 o faturamento total foi de R$ 12.429 bilhões.
O diretor executivo da Bikasa – rede de negócios imobiliários – Felipe Wichmann acredita que o crescimento no setor imobiliário brasileiro será contínuo. “Pelo fato de possuir uma alta valorização, os imóveis se tornam um investimento, além disso, a procura por moradia é constante na população em geral. Tudo isso reflete para que o setor continue sempre aquecido.”
Momento propício para investir no mercado imobiliário
Ao investir em uma franquia do setor imobiliário, automaticamente, o investidor garante o know-how no segmento e o planejamento necessário para administrar o negócio. Ou seja, os empreendedores recebem todo o suporte de uma empresa já consolidada no nicho.
Com isso, o franqueado terá todo o respaldo necessário para montar o seu negócio, seja através do planejamento, estrutura, gestão, estabilidade e também com o reconhecimento da marca. Mas é importante ressaltar que, apesar de ser um negócio testado e já contando com sua solidez, o esforço do franqueado também é fundamental para alcançar o sucesso.
Para Wichmann o franchising imobiliário é um mercado com um enorme potencial de crescimento. “Atualmente, esse nicho conta com um forte aliado, que é o mundo digital. Com ele, nós conseguimos encurtar e dar mais praticidade ao consumidor. Além disso, a internet possibilita que o empreendedor da área de imóveis consiga trabalhar de qualquer lugar.”
O diretor executivo da Bikasa também afirma que é possível ter um baixo custo de investimento, pelo fato de o investidor não ter a necessidade de adquirir muitos equipamentos e precisar de uma grande estrutura física.
“Quem possui o interesse em se tornar um franqueado da Bikasa conta com a opção de gerenciar a sua unidade em home office, ou seja, todo o trabalho será feito de sua casa. Isso proporciona um valor de investimento baixo e mais comodidade para o corretor realizar o seu trabalho”, completa Felipe.
Investimento baixo em negócio com alta rentabilidade
Apesar de ser um mercado com uma alta rentabilidade nos últimos anos, é possível investir no ramo imobiliário com um investimento inicial que não seja tão caro. Esse é o exemplo da franquia Bikasa.
Atualmente, o modelo de negócio home office da rede solicita um investimento inicial a partir de R$ 10.597, estando incluso a taxa de franquia, taxa de instalação e o capital de giro.
“Esse modelo conta com uma taxa de publicidade de R$ 350,00 por mês, mas nós também sugerimos um investimento mensal entre R$ 799,00 a R$ 5 mil. Com esse valor investido mensalmente é possível fazer mais investimento em tráfego para captação de leads, anúncios padrão para a região, anúncios customizados de imóveis agenciados e anúncios exclusivos no Zap Imóveis e Viva Real”, explica Felipe Wichmann.
Com esse formato é possível faturar mensalmente em torno de R$ 60 mil em comissões com uma unidade da Bikasa, tendo um retorno previsto do investimento entre dois e quatro meses.
Ganhos de comissão nas vendas e aluguéis
Um fator importante presente no modelo de negócio da Bikasa é que o franqueado irá receber os valores de comissão das vendas e aluguel na sua totalidade. Isso significa que o franqueado receberá 100% do valor das comissões.
Felipe explica que o que será exigido do proprietário de uma unidade da Bikasa são os Royalties. “Será cobrado da seguinte forma: 10% do VGV (Valor Geral de Vendas), 2% para locação anual do VGA (Valor Geral do Aluguel) e 3% para locação por temporada do VGA direcionado a taxa de royalties.”
Wichmann cita que em uma venda de imóvel com valor de R$ 1 milhão a comissão recebida pelo franqueado será de 5%, ou seja, R$ 50 mil. “Dentro disso, para os royalties ele terá que pagar R$ 5 mil (10% do VGV).”
Franquia exclusivamente digital
A Bikasa é a primeira franquia imobiliária do Brasil a trabalhar exclusivamente no digital, com isso, conta com um modelo de negócio que proporciona mais rapidez nas vendas, conseguindo reduzir alguns processos e os custos fixos.
O diretor executivo da Bikasa afirma que a rede é uma proptech, ou seja, uma startup do mercado imobiliário. “Nós buscamos trabalhar com o que tem de mais atual em termos de tecnologia e sistemas disponíveis no mercado digital. O nosso objetivo é poupar o tempo e os gastos dos nossos franqueados.”
A rede também disponibiliza ao franqueado o sistema CRM – aplicativos de informação desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente – com o funil de vendas para que o corretor possa acompanhar as etapas do seu atendimento. “Com ele é possível agendar visitas, marcar as tarefas do dia, detalhar a situação do atendimento, entre outros”, finaliza Felipe Wichmann.