4en Saúde acelera expansão de franquias em São Paulo

Mercado de negócios aquecido na capital e no Estado paulista atrai interesse da marca recém-inaugurada no franchising

O bem-estar veio para ficar. Os planos de empreender, que ficaram parados durante a pandemia, retomaram com força total. E a capital paulista abraça o empreendedorismo, oferecendo um cenário fértil para quem quer ingressar ou evoluir nos negócios, com iniciativas como: menos burocracia, infraestrutura e inovação.

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022 elegeu São Paulo como a principal cidade do Brasil para empreender. O estudo foi realizado, como base em dados de 2021, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor. Além disso, estima-se que até 2025 a capital paulista conquiste a posição de 6a cidade mais rica do mundo, de acordo com pesquisa da consultoria PricewaterhouseCoopers.

Saúde, Beleza e Bem-Estar em alta

Esse contexto, atrelado ao fato de que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi um dos que mais cresceu em 2021 com relação a 2020 – o salto foi de 10,5%, segundo o último balanço anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) –, foi mais que suficiente para que o fundador da empresa INVEL, do Instituto Invel de Tecnologia e Pesquisas e recentemente a 4en Saúde, Mário Hirata, intensificasse suas estratégias de expansão na maior metrópole do país.

No entanto, junto com a expansão, faz-se necessário um diferencial competitivo, que valide os indicadores de faturamento bruto mensal de R$20 mil e retorno de investimento, em até 15 meses, como a 4en Saúde apresenta aos interessados em investir na franquia. O capital inicial é de R$129 mil.

Novidade no Franchising

A franqueadora 4en Saúde surgiu no início deste ano, como distribuidora oficial dos produtos da Invel, pioneira no mercado Wellness Fashion (ou Medicina de Vestir) no Brasil. O tecido Inteligente dos produtos, induz a produção do Óxido Nítrico, modula a micro circulação sanguínealocal e a oxigenação celular, promovendo diversos benefícios ao corpo humano, como alívio de dores crônicas nas costas, nas mãos e inchaços das pernas, além de melhorar a insônia. Os resultados são derivados da tecnologia exclusiva Biocerâmica Mig3, registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA/MS e patenteado pelo fundador da marca, Mario Hirata.

O empresário pontua: “Além da qualidade certificada dos produtos Invel, somos os únicos desse segmento no território nacional. Por isso, o franqueado conta com a vantagem de estar livre de concorrência e, claro, poder contar com a a garantia de suporte e treinamento completos, desde a implantação até o dia a dia operacional da franquia”.

E por falar em Estado de São Paulo…

O empresário explica que a meta é chegar a dez novas unidades na capital paulista e na Grande São Paulo, até o final do ano. Embasa a expectativa, o desempenho positivo que o local apresenta quando entra em pauta o assunto “franquias”.

Ainda de acordo com a ABF, apenas a cidade de São Paulo registrou no ano passado um faturamento de bilhões, precisamente: R$ 16.917.183.366, e totalizou a quantia de aproximadamente 20 mil unidades franqueadas. Os dados são novos, e por isso, até o momento, não há comparativo com 2020.

Já o estado como um todo obteve crescimento de 7,1% em relação ao faturamento, ultrapassando o valor de R$62 bilhões – em 2020, a quantia acumulada foi de pouco mais de R$58 bilhões. As redes de franquias tiveram crescimento de 6,4%, chegando a 1474 marcas, e as unidades cresceram 10,9% com 57.045 unidades (também em relação ao mesmo período).

Avanço na economia paulista

Vale lembrar que, dados do Produto Interno Bruto (PIB) do 4o trimestre no Estado deSão Paulo, apurados pela Fundação Seade, revelaram um avanço de 5,7% na economia paulista, ano passado. E as projeções para 2022 são de: mínima de 0,8%; média de 1,0%, e máxima de 1,3%. Enquanto para o PIB brasileiro os índices são de: mínima de -0,2%; média de 0,4%, e máxima de 0,8%.

Ou seja, mais um motivo para Hirata flexibilizar e estender seus esforços por todo o Estado. “O objetivo é mantermos um crescimento constante e sustentável. Para que, até o final 2023, possamos chegar ao número de 30 unidades, em todo o Brasil”, acrescenta.

E por falar em Brasil…

O faturamento das franquias em território nacional passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões, em 2021, o que representa um crescimento nominal de 10,7%. As projeções para este ano são de: avanço de 9% em faturamento; 2% em redes;5% em unidades, e 5% com relação ao número de empregos diretos gerados pelo setor (dados: ABF – Associação Brasileira de Franchising).