No mercado desde 2014, com a inauguração da primeira unidade, em Londrina (PR), a Folks Pub – rede de franquias de pubs voltado ao público sertanejo – tem metas de expansão ambiciosas. Em cinco anos, quer chegar a mil unidades, tornando-se líder do segmento de bares e baladas.
Além de Londrina, um dos berços do chamado sertanejo universitário, a Folks já conta com unidades em Sorocaba (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Goiânia (GO), capital nacional da música sertaneja, inaugurada em 30 de março. E a ideia é abrir outros seis pubs até o fim do ano, nas cidades de Curitiba (PR), Uberlândia, Belo Horizonte (MG), Jundiaí, Piracicaba e São Bernardo do Campo (SP).
Em 2021, a rede ganhou um sócio de peso, o cantor e influencer Thiago Brava, autor do hit “Dona Maria”. “Estamos retomando a expansão e muito animados com as perspectivas, pois acreditamos que exista uma demanda represada depois do isolamento social devido à Covid-19”, afirma Pedro Elero, sócio e diretor de operações da rede, que não descarta futuramente a abertura de unidades no Exterior, em países como Paraguai ou Portugal.
Rede projeta faturamento de R$ 44 milhões em 2022
Se a “sofrência” domina as letras das músicas sertanejas, os números desse mercado são bastante otimistas. Antes da pandemia, o setor movimentava cerca de R$ 4 bilhões apenas com os shows. Os bons números se refletem nos resultados da rede, que faturou R$ 21 milhões em 2021, e estima fechar 2022 com faturamento de R$ 44 milhões. Cada franquia emprega em torno de 18 pessoas fixas e outras 70 em esquema freelancer e injeta de R$ 600 mil a R$ 1 milhão na economia local até a inauguração.
Elero afirma que o segmento está se profissionalizando, e o mercado de bares e baladinhas que era muito mais local está amadurecendo e se transformando em redes, como aconteceu com o setor de farmácias. “Olhando o mercado externo, o Reino Unido, por exemplo, que tem o pub como uma característica cultural, já tem três empresas de capital aberto. Uma delas, em 2010, tinha 300 unidades abertas e hoje tem 4.700. Queremos crescer exponencialmente, inclusive com novos produtos e, para isso, estamos com várias estratégias de captação de recursos. Temos a meta agressiva de chegar a mil unidades em cinco anos, líder do segmento de rede de bar e baladinha”, afirma Elero.
Perfis diferentes de franqueados
A franquia oferece dois modelos de negócios: o Premium, para cidades acima de 1 milhão de habitantes, com investimento máximo de R$ 1,02 milhão; e o Container, para cidades com até 300 mil habitantes, com custo a partir de R$ 530 mil. No caso desse último, a vantagem é que o franqueado pode mudar de ponto sem perder o investimento na adequação do imóvel.
Segundo Elero, são dois os principais perfis de franqueados da rede. O primeiro é a pessoa que fica à frente do negócio, o gerente geral ou o operador, normalmente na faixa de 25 a 38 anos, que quer ter seu primeiro negócio. Outro perfil é o do investidor, usualmente uma pessoa mais velha e que pretende diversificar seus negócios. “O investidor não vai operar, nós temos treinamento interno para um operador, fazemos essa conexão entre eles e ele tem de ter pelo menos 10% de participação na unidade”, explica Elero.
Ambiente rústico e atmosfera animada
A proposta da Folks Pub é unir a elegância das public houses britânicas com a energia das baladas brasileiras. O modelo baseia-se em casas pequenas e intimistas, que recebem como atrações cantores promissores, em início de carreira. Em um ambiente rústico, com uma atmosfera animada e muita música sertaneja, oferece um cardápio de cervejas, drinques e petiscos.
O interior, decorado com referência aos clássicos filmes de velho oeste e os móveis e objetos em madeira alinhados ao palco próximo ao público, formam o clima acolhedor e intimista. Os drinks personalizados, a música ao vivo e o ambiente propício a interações sociais, atraem adultos, jovens e universitários que buscam se divertir com os amigos ao som de um dos ritmos mais populares no Brasil.