O olhar mais apurado para o setor educacional está refletindo positivamente no alto número de empreendedores em busca de montar um negócio em que, além do retorno financeiro, traga realizações pessoais, como a certeza de se investir em negócio capaz de contribuir com o futuro de novas gerações.
Com a constatação deste cenário, para este ano, o Kumon, maior franquia de educação do país, tem a previsão de inaugurar 100 novas franquias até dezembro. No ano de comemoração do 45º aniversário da rede no Brasil, a marca reforça a presença em todas as regiões e celebra a chegada do método de estudo em três cidades que ainda não possuem unidades.
Após dois anos desafiadores, a rede comemora o aquecimento do setor e destaca um crescimento de 34% em relação ao ano passado e de 20% quando comparado com 2020, em relação ao número de unidades inauguradas.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, em 2021, o setor de franchising registrou um crescimento de 10,7% no valor do faturamento em relação a 2020. Na área de educação, durante o mesmo período, registrou-se 5% de aumento. Já o número de unidades franqueadas no Brasil saltou de 156 mil em 2020 para 170 mil 2021, um aumento de mais de 9%.
Inaugurações
O Sudeste, com a previsão de receber 49 franquias, terá 32 em São Paulo, 10 no Rio de Janeiro e sete em Minas Gerais. Para a região Sul, as 19 unidades da marca estarão alocadas em: sete franquias em Santa Catarina, e seis para cada estado, respectivamente, Paraná e no Rio Grande do Sul.
O Distrito Federal (5), Goiás (4), Mato Grosso (4) e Mato Grosso do Sul (2), contabilizam mais 15 franquias para a região Centro-oeste. No Nordeste, os estados de Alagoas (2), Bahia (2), Ceará (1), Maranhão (3), Pernambuco (4) e Rio Grande do Norte (1) somarão mais 14 franquias da marca. A região Norte terá o total de três novas unidades, sendo uma para cada estado: Amazonas, Amapá e Pará.
Ainda em 2022, a marca japonesa espera concretizar a chegada nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, Cruz das Almas, Bahia e Capanema, no Pará. Todas elas irão inaugurar as primeiras franquias do Kumon e terão a oportunidade de levar o método de estudo aos estudantes locais.
“A consciência de que a educação é a chave para o sucesso está cada vez mais latente na sociedade, e é isso que faz com o que o Kumon siga seu plano de crescimento no Brasil, um país que possui grandes oportunidades, principalmente no empreendedorismo focada no desenvolvimento educacional”, comenta Julio Segala, Diretor de marketing e operações do Kumon América do Sul.
Modelo de franquia Kumon
Com investimento inicial a partir de R$50 mil, é possível abrir uma unidade da rede. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é exigido formação universitária. É essencial identificar-se com a área, ter conhecimento básico de matemática e português, e desejável de Inglês, vontade de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas, facilidade em lidar com públicos diversos (de crianças pequenas a adultos) e identificação com a filosofia do método Kumon.
“Ao entrar para a nossa rede, o franqueado tem a oportunidade de atuar diretamente com o desenvolvimento de alta habilidade acadêmica e autodidatismo nos alunos, que já são requisitos básicos para o lifelong learning. Isso é prioridade para o Kumon, e esse é o foco do nosso trabalho e, consequentemente, dos nossos parceiros franqueados”, finaliza Segala.
O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês¹ para alunos de todas as idades. Com material autoinstrutivo e orientação individualizada, o ensino desenvolve nos alunos de todas as idades a capacidade de aprender por si só. Além disso, o método estimula habilidades como a independência e a responsabilidade, além de ajudar na concentração e estimular o hábito do estudo diário. Os materiais apresentam conteúdos que vão da pré-escola até o ensino superior.