Mercadão dos Óculos inaugura 30 franquias em 2 meses

Franquia é uma das 50 maiores do Brasil; atualmente são mais de 550 óticas

O Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, anuncia a inauguração de 15 lojas em março – em fevereiro havia sido 15 também. As novidades estão localizadas nas cidades de Santa Gertrudes (SP), Rudge Ramos (SP), São Francisco de Paula (RS), Portão (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Tapejara (RS), Sombrio (SC), Santo Amaro da Imperatriz (SC), Xanxerê (SC), Várzea Grande (MT), Itabuna (BA), Manaus (AM), Santarém (PA), Toledo (PR) e Aquidauana (MS).

Com exceção de Santa Cruz do Sul, Manaus e Santarém, que já contavam com unidades da franquia Mercadão dos Óculos, as outras são primeiras franquias. Atualmente a rede conta com mais de 550 óticas entre operação e implantação.

“Foram 30 lojas em dois meses. Entre as quase 3 mil marcas, a franquia Mercadão dos Óculos é uma das poucas que mantem um forte ritmo de expansão apesar dos problemas gerados pela pandemia”, afirma Gustavo Freitas, CEO da marca.

Além disso, sete das 15 unidades que estão sendo inauguradas são gerenciadas por multifranqueados. Apenas em 2021, das 171 franquias vendidas, 43% foram para esse público. E, hoje, cerca de 50% de todas as franquias do Mercadão dos Óculos pertencem a esse tipo de empreendedor.

Fábio Nadruz, diretor de operações da franquia Mercadão dos Óculos, destaca o trabalho com multifranqueados. “Temos cases de multifranqueados com dez unidades e franqueados que, após um mês de operação, já investiram em outra praça”.

Para este ano, a franquia Mercadão dos Óculos estima inaugurar 168 lojas em todas as regiões do Brasil e alcançar a marca de 700 unidades.

De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 10,5% em faturamento em 2021, ultrapassando o que tinha sido projetado pelo setor, com alta mesmo no início da pandemia.

Franquia consagrada

Em 2021, o Mercadão dos Óculos conquistou pela quinta vez consecutiva o prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo.

O prêmio é uma das principais referências no franchising e reúne as redes que chegaram à excelência. Na ocasião, o Mercadão dos Óculos recebeu a qualificação cinco estrelas, a maior de todas. Com isso, a rede entra para um seleto grupo de franquias que já conquistaram o Melhores Franquias do Brasil por cinco vezes e de forma seguida.

“Desde o começo da pandemia, o Mercadão dos Óculos ofereceu suporte ao franqueado para contornar a crise. Isso permitiu que a rede crescesse, tanto em faturamento, quanto em número de unidades e se tornasse uma das 50 maiores do Brasil”, diz Freitas.

Uma das novidades desse período foi o investimento em tecnologia, na ferramenta Microvix Vision, sistema criado pela Linx em parceria com a VisioLens. “Essa nova tecnologia foi implementada nas unidades e trouxe ao franqueado, além de um maior faturamento, um novo jeito de vender e administrar a loja”, destaca Nadruz.

De março de 2020 (quando se iniciou o uso dessa tecnologia), até março deste ano, o Mercadão dos Óculos aumentou o faturamento em 15% e o ticket médio em 30%.

De acordo com dados recentes da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar continua em alta. Nos últimos 12 meses, segundo a entidade, o segmento cresceu 11,8%, o segundo maior do setor.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 170 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.