Fundada no Rio de Janeiro, em 2019, a HomeHub foi pensada para facilitar e encurtar a jornada de compra e venda de imóveis a partir da mais moderna tecnologia e do atendimento personalizado. A empresa funciona como uma imobiliária “figital” (que une o físico e o digital) e tem como modelo de expansão o franchising. No último ano, a empresa vendeu mais de R$400 milhões em imóveis e a estimativa para 2022 é dobrar esse valor. Atualmente, a HomeHub conta com 25 franquias em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Angra dos Reis e Búzios. Em 2022, um dos objetivos é chegar a 70 unidades e, no final do ano e início de 2023, expandir as operações para outros estados, inicialmente São Paulo e Minas Gerais. Recentemente, a empresa recebeu o selo “Great Place To Work” (GPTW), certificação que identifica as principais organizações que criam excelentes ambientes de trabalho.
“O uso da tecnologia transformou os hábitos de consumo e no mercado imobiliário não foi diferente. Muitos processos e transações imobiliárias foram modernizadas e mudaram a forma como as pessoas escolhem seus imóveis. Antigamente, por exemplo, a busca de imóveis era feita em anúncios de jornais ou na própria imobiliária, presencialmente. Mas, hoje, a dinâmica é outra. Na realidade digital, basta alguns cliques para que o cliente tenha acesso a diversas opções de imóveis, sendo possível filtrar os resultados de acordo com suas necessidades, fazer visitas online e até concluir transações digitalmente. É a partir dessa nova realidade que a HomeHub vem revolucionando o modo como compramos e vendemos imóveis, a partir de processos mais ágeis e foco na experiência do cliente”, afirma Rodolfo Judice Araujo, CEO da HomeHub.
A tecnologia empregada pela HomeHub permite organizar os imóveis e compará-los de forma simples e prática. O algoritmo sugere imóveis que tenham maior percentual de relevância de acordo com o perfil e os hábitos de busca de cada comprador. A ferramenta também realiza uma análise prévia da documentação dos imóveis, evitando que todos os envolvidos no processo percam tempo com propriedades invendáveis. Além disso, outros recursos tecnológicos que revolucionaram o mercado imobiliário estão disponíveis na plataforma como:, Visita Remota Mediada, Tour Virtual e Assinatura Eletrônica de Contratos. Mas por ser Figital, a empresa também investe pesado no lado humano e no atendimento personalizado, para que seus clientes tenham uma experiência única ao comprarem e venderem imóveis.
Rede de franquias
A HomeHub oferece dois modelos de franquias: Home Broker e Office com taxa de franquia a partir de R$20 mil. No modelo Home Broker, o franqueado gerencia a empresa em formato home office e a expectativa de retorno financeiro é de até 12 meses. Já no modelo Office, o gestor administra o negócio em um escritório com equipes enxutas e potencial de retorno em até 18 meses.
A empresa oferece aos franqueados acesso a uma plataforma exclusiva, consultoria de negócios, vendas e marketing, suporte jurídico, capacitação contínua para toda a equipe através da HomeHub Academy e Operação em rede, com acesso a um estoque de 6 mil imóveis.
HomeHub Fin
É um dos produtos da HomeHub que oferece soluções práticas de crédito imobiliários em três modelos distintos: Financiamento Imobiliário, Home Equity e Consórcio O Home Equity, por exemplo, é uma modalidade de crédito em que o imóvel é dado como garantia e as taxas de juros são mais baixas. É possível ter até 60% do valor do imóvel em crédito. Diferente de outras modalidades de empréstimos, as taxas do financiamento estão entre as melhores do mercado, a partir de 0,89% ao mês com a quitação da dívida em até 240 meses.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o primeiro trimestre de 2021 foi o melhor da história no que diz respeito ao financiamento habitacional. O volume ofertado chegou a R$43,1 bilhões em todo o país, uma alta de 112,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o último balanço divulgado pela Abecip, foram financiados com recursos da poupança 804,3 mil imóveis no país entre janeiro e novembro de 2021, um resultado 116,9% superior ao mesmo período do ano anterior.
Segundo Fred Judice Araújo, co-fundador e head de Produto, Marketing e Dados da HomeHub, a plataforma identificou um aumento de 97% na procura por simulação de financiamento no primeiro trimestre de 2021 em relação ao último trimestre do ano passado. “De janeiro a março, chegamos ao montante de R$150 milhões em simulações na plataforma com ticket médio de R$1 milhão. A expectativa para 2022 é fechar o ano com R$50 milhões em crédito”, afirma.