A crise financeira afetou milhares de pessoas durante o período de pandemia e, neste momento de retomada, muitas famílias estão se esforçando para investir na educação de qualidade para as crianças, já que o setor sofreu grande impacto durante a crise. Embora o país não seja referência mundial no tema, uma pesquisa realizada pelo UNICEF e o Gallup, em 21 países, aponta que adolescentes e jovens brasileiros acreditam no poder da educação para a transformação. Mais da metade dos adolescentes e jovens ouvidos (59%) e dois terços dos adultos (74%) citam a educação como o principal fator para o sucesso – versus 36% e 34%, na média dos outros países ouvidos.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2021, o país teve, em média, 279 dias de suspensão das atividades presenciais nas escolas (públicas e privadas), durante o ano letivo de 2020, como medida de enfrentamento do COVID-19.
Com relação ao atendimento dos alunos, eles aconteceram de forma presencial e/ou remoto, bem como o suporte para elaboração de plano de estudo e treinamento para utilização dos materiais do programa de aula a distância, tanto para os pais, quanto para os alunos. Também, foram realizadas aulas ao vivo e gravadas, transmitidas via internet, radio ou TV.
Os esforços foram grandes, mas não suficiente para atender com qualidade as demandas das crianças e famílias. Os pais perceberam que precisam investir na educação dos filhos para que elas recuperem todo o conteúdo didático que não foi assimilado durante a pandemia.
“Notamos que este movimento despertou nos tutores ainda mais desejo pela área da educação, vendo nesse setor uma oportunidade também para empreender. Afinal, se existe uma carência por melhorar a educação dos filhos, existe também uma demanda por investimentos nessa área”, comenta Julio Segala, Diretor de marketing e operações do Kumon América do Sul.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, em 2021, o setor de franchising registrou um crescimento de 10,7% no valor do faturamento em relação a 2020. Na área de educação, durante o mesmo período, registrou-se 5% de aumento. Já o número de unidades franqueadas no Brasil saltou de 156 mil em 2020 para 170 mil 2021, um aumento de mais de 9%.
O olhar mais apurado para o setor educacional está refletindo positivamente no alto número de empreendedores em busca de montar um negócio em que, além do retorno financeiro, traga realizações pessoais, como a certeza de se investir em negócio capaz de contribuir com o futuro de novas gerações. “A consciência de que a educação é a chave para o sucesso está cada vez mais latente na sociedade, e é isso que faz com o que o Kumon siga seu plano de crescimento no Brasil, um país que possui grandes oportunidades, principalmente no empreendedorismo focada no desenvolvimento educacional”, comenta Segala.
Com a constatação deste cenário, o Kumon, maior franquia de educação do país, apresenta o plano de expansão para este ano: a previsão é inaugurar 100 novas franquias até dezembro. No ano de comemoração do 45º aniversário da rede no Brasil, a marca reforça a presença em todas as regiões do país e celebra a chegada do método de estudo em três cidades que ainda não possuem unidades.
Após dois anos desafiadores, a rede comemora o aquecimento do setor e destaca um crescimento de 34% em relação ao ano passado e de 20% quando comparado com 2020, em relação ao número de unidades inauguradas.
Novas unidades em 2022
Para este ano, a rede japonesa espera ampliar a presença da marca em todas as regiões do país. O Sudeste, com a previsão de receber 49 novas franquias lidera o ranking de aberturas. Na região Sul serão 19, no Centro-oeste mais 15 unidades, para o Nordeste, a previsão são 14 franquias da marca e para a região Norte, um total de três novas unidades.
O Kumon é uma metodologia que incentiva na criança a autonomia nos estudos, fortalecendo o potencial de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento.
“Ao entrar para a nossa rede, o franqueado tem a oportunidade de atuar diretamente com o desenvolvimento de alta habilidade acadêmica e autodidatismo nos alunos, que já são requisitos básicos para o lifelong learning. Isso é prioridade para o Kumon, e esse é o foco do nosso trabalho e, consequentemente, dos nossos parceiros franqueados”, completa Segala.