O ano de 2022 teve um início próspero e agitado na Bibi, que atua há 72 anos no mercado de calçados para o público infantil. Em janeiro, a marca atingiu a meta estabelecida, registrando um crescimento de 45% com base nos números da rede no Brasil, e de 35% tendo como base as mesmas lojas do ano anterior, em um comparativo com o mesmo período de 2021. Mesmo diante de um cenário de incertezas devido à ômicron, nova cepa do coronavírus, as vendas seguiram um ritmo de retomada importante para a calçadista que conta com 147 lojas em diferentes estados brasileiros e na América Latina.
Outro fator importante é que um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) mostra que o setor calçadista nacional recuperou o nível de postos de trabalho da pré-pandemia. Ao longo do ano passado, por exemplo, foram geradas 26,78 mil vagas na atividade. Dessa forma, 2021 encerrou registrando mais de 266 mil pessoas empregadas nas fábricas de calçados, número idêntico ao dado de 2019 e 11,2% maior do que o de 2020. Atualmente, o Estado que mais emprega no setor calçadista brasileiro é o Rio Grande do Sul, que encerrou o ano com 76 mil pessoas empregadas na atividade, 10,5% a mais se comparado com 2020.
“Aqui na Bibi, iniciamos a jornada de trabalho em 2022 com a contratação de 33 novos colaboradores para atuar em diferentes áreas da empresa. Iniciamos o ano de forma muito positiva e tenho certeza de que a estrutura qualificada, somada à dedicação e persistência dos nossos profissionais e franqueados fizeram a diferença para superarmos a meta e conseguirmos alcançar todos os nossos sonhos neste novo ano. Estamos prontos para pintar o Brasil e o mundo de laranja”, revela a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch.
O crescimento da marca também acompanha o bom momento do mercado de franquias no Brasil, que consolidou sua curva de recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. É o que mostra o balanço anual realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento de 10,7%, chegando ao patamar semelhante ao de 2019, que foi de R$ 186,755 bilhões. Além disso, todos os 11 segmentos elencados pela ABF apresentaram crescimento em 2021 na comparação com o ano anterior. O de Moda, por exemplo, cresceu 15,2%, sendo impulsionado pela retomada do movimento nos shoppings, pela maior maturidade dos canais digitais e pela retomada gradual dos hábitos dos consumidores.