Muitas histórias são cheias de valores passados de geração para geração, como é o caso da cafeteria ‘Quemel‘, situada em São Leopoldo (RS), que teve seu início no ano de 2019. Até chegar ao conceito atual de “Take and Go” (pegue e leve) e trabalhar com a ideia do minimalismo e da sustentabilidade, contou com a experiência de uma família toda, atuante neste ramo.
Seu Lothar Kaefer foi apicultor por muitos anos, fazia parte da Associação de Apicultores do Estado do Rio Grande do Sul e realizava um belo trabalho com as abelhas. Após o seu falecimento, a família decidiu dar continuidade ao negócio que, futuramente, serviria de inspiração da marca ‘Quemel’.
Ana Cristina da Silva, experiente na área da confeitaria há mais de 20 anos, começou a elaborar e vender, junto com o filho Rafael, produtos derivados do mel de produção própria da família. Rafael fez um curso de barista e, após muito estudo sobre o mundo do café, decidiu que era hora de abrir uma cafeteria, diferente dos modelos tradicionais.
“Quando idealizei a cafeteria não hesitei na escolha do nome. Se trata de uma homenagem ao meu avô porque, de certa forma, ele fez parte de tudo isso e sempre fará”, explicou Rafael.
O conceito Take and Go (pegue e leve) funciona nas modalidades ‘retirada’ e ‘delivery’, com atuação de dois funcionários. A praticidade oferecida, facilidade na operação e boa lucratividade fazem franqueados investirem no conceito.
Além da sede em São Leopoldo a Quemel abrirá em breve lojas nas cidades de Novo Hamburgo, São Paulo, Cuiabá, Caxias do Sul e Rio de Janeiro.