Inaugurar uma escola, no segundo ano de pandemia, não é para qualquer um. Pois é exatamente isso que Patrícia e Adriano Dantas fizeram. No dia 27 de Janeiro, o casal inaugurou mais uma unidade da rede Minds English School, no bairro de Paraíso, São Paulo. Ambos já dominam o litoral paulista há 10 anos e contam com um leque de mais de 1000 alunos.
Além de uma excelente localização que proporcionará qualidade de vida para os funcionários, alunos e parceiros (a unidade ficará ao lado do metrô Paraíso), a empresa pode efetivar uma diminuição na tarifa de impostos, levando em conta o caso específico do ISS (Imposto Sobre Serviços), cuja alíquota varia de acordo com a cidade, mas, geralmente, fica entre 2% e 5% (alíquotas mínima e máxima, conforme definido em lei) sobre o valor do serviço realizado.
Esta unidade de Paraíso será comandada pela Patrícia Oliveira Dantas, de 44 anos de idade, que é dona de franquias há cerca de 15 anos e administra junto com os seus sócios, Adriano Dantas (esposo) e Robson Costa.
A unidade já está com padrões modernos de estrutura, de aulas e tamanho. Pode-se dizer que a unidade será compacta e com muitas funcionalidades para melhor recepcionar os seus alunos. A pandemia trouxe novos padrões e formatos no aspecto profissional e pessoal e fez muitos empresários repensarem o seu modelo de trabalho.
“A Minds de Paraíso terá o formato de aulas híbridas, e com ótima localidade. É a realização de um sonho”, pontuou a franqueada Patrícia.
O que ajudou no sonho dos franqueados foram as taxas dos imóveis. A pandemia fez aumentar a taxa de imóveis comerciais vagos, que atingiu a marca de 30% no estado de São Paulo. Com isso, os valores dos aluguéis estão cerca de 20% mais baratos do que antes, segundo dados da AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo). E de acordo com dados do Google, setembro de 2021 apresentou 77% de buscas pelo termo “estrutura compacta”.
O cenário de isolamento social afetou muitos segmentos do mercado como Comércio e Turismo, e também Instituições de ensino. “O segmento de educação foi muito atingido, e nós conseguimos nos reinventar nessa pandemia, diante das aulas na plataforma e com o comprometimento de nossos professores, e assim nos mantivemos em pé”, disse Patrícia.
Uma pesquisa do Censo Escolar 2020, mostrou que 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais em virtude da pandemia.
A estatística resultou em adaptações de ensino e permitiu que escolas fossem alocadas em lugares menores e com menos funcionários.
Os sócios, Adriano Dantas e Robson Costa, fazem parte dessa gestão de Paraíso e das demais escolas. A franqueada explica que a rede Minds lhe passou muita segurança, e a história empreendedora da CEO da Minds Idiomas, Leiza Oliveira, foi uma inspiração para o crescimento das unidades. “A CEO Leiza Oliveira me incentivou a dar um passo a mais, sempre torcendo e apoiando para que o negócio fluísse cada vez mais. Me espelho muito nessa mulher”, contou.
Em 2007, Patrícia investiu na sua primeira unidade da Minds em Santos, e ao passar do tempo a escola teve 1.800 alunos matriculados presencialmente. “Não cabia mais pessoas na escola, então foi necessário expandir e criar uma nova escola, foi quando nasceu a unidade de São Bernardo. Logo, a escola também cresceu muito rapidamente e apresentou 1.000 alunos matriculados, e com isso, investimos em mais uma unidade em 2011, unidade de Berrini. Hoje são 4 unidades fortalecidas e estruturadas e atendemos alunos até do Japão com aulas online”, destacou a franqueada.
“Iniciei como colaboradora de uma escola de idiomas e sonhei em ter uma. Posso dizer que tenho 4 filhos que me dão trabalho e que me proporcionam muita alegria e orgulho. Foi através de muito esforço, energia e do “sangue” que conquistamos as 4 unidades. E é preciso inspirar os seus sonhos aos outros para que as coisas se realizem, que queiram formar com você e ver o crescimento da empresa. Toda empresa é sinônimo de lucro, mas quando você vê o progresso, são sentimentos que crescem dentro da gente, e nos proporcionam coisas que o dinheiro não paga. E posso agradecer tudo isso nas confraternizações de fim de ano”, finalizou Patrícia.
Dicas empreendedoras
Filha de dona Rosely de Fátima Oliveira e do Sr. José Donizeti Oliveira, Patrícia, nascida na cidade de Passos/MG, teve seu primeiro emprego aos 16 anos de idade, em uma loja de presentes no shopping. Seu amor pelo empreendedorismo foi surgindo com o passar do tempo e com a união e parceria de seu marido e amigo colaborador, realizaram o sonho de empreender e serem donos de um negócio próprio.
Em resultado a essas conquistas, Patrícia deixa 5 dicas para quem pretende se tornar empreendedor:
1- Escolha um negócio que tem a ver com você e que se identifique;
2- Estude o ramo escolhido;
3- Ame o que faça, assim não será um fardo;
4- Goste de pessoas, pois é necessário saber trabalhar em equipe;
5- Faça com que a sua equipe acredite nos seus sonhos e lute pelo mesmo ideal. Influencie as pessoas a conquistarem junto com você.