Os multifranqueados estão conquistando cada vez mais espaço no franchising brasileiro e de acordo com uma pesquisa realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising em 2020, 31% das unidades franqueadas são controladas por multifranqueados. Esse crescimento é a resposta do bom desempenho do empreendedor com a primeira unidade que, de acordo com os resultados, traça novas metas e ações para implantar mais unidades em outros lugares.
O desafio dessa tendência no setor do franchising pode trazer mais experiência para o franqueado abrindo um leque de oportunidade para conhecer novas técnicas do mercado e transformar vidas como é o caso do Douglas José do Couto, de 37 anos, que atua há 3 anos e meio na Acquazero, rede especializada em limpeza ecológica automotiva.
Formado na área de gestão de pessoas, Douglas atuou como bancário durante 7 anos e em seguida migrou para sua área de formação na qual atua há mais de 10 anos. “Sou head de gente e gestão em uma grande construtora. Tenho meus negócios administrados por uma mini holding, atuo também na área da saúde com uma empresa de casa de repouso de idosos, também administrada pela holding”, completa o empreendedor sobre suas experiências no mundo dos negócios.
Experiente em outros ramos, Douglas conheceu a rede através do seu sócio e cunhado, Wilson Gregório, de 50 anos, que sempre atuou como profissional da indústria automotiva em atividades de liderança e coordenação de equipes. Na busca de um negócio para investir, Wilson conheceu a rede Acquazero. “Ele me chamou para ser sócio e vimos na marca potencial para desenvolver e expandir e o que mais me chamou atenção também foi o conceito ecológico da rede”, explica Douglas.
Atualmente Douglas opera 4 unidades, sendo uma loja em Jundiaí, no shopping Tietê, desenvolvedor de área em São Paulo, uma unidade móvel e desenvolvedor de área (FDA) em Gainesville, na Flórida, nos Estados Unidos.
Vantagens de ser multifranqueado
Ter a tranquilidade de investir em um produto ou serviço já testado faz toda diferença no processo de desenvolvimento do negócio, pois com a franquia é possível pular todo esse período de teste sem precisar se preocupar se vai dar certo ou não. Outro benefício desse formato é a redução do custo de operação, assim como aumento do lucro e mais capilaridade.
Um dos recursos oferecidos pela rede Acquazero para ter essa tranquilidade é o suporte ao franqueado no qual faz o acompanhamento desde a implantação do empreendimento, amparo na escolha do ponto, treinamento dos funcionários, consultoria pós-venda e assessoria de marketing. Uma estrutura idealizada para que o franqueado tenha sucesso e segurança de administrar suas unidades com assertividade.
“O multifranqueado é um indicador de satisfação do franqueado com a rede, fruto de uma parceria de sucesso e de resultados positivos que se transforma em investimento em outras unidades. Esse processo de fidelização traz ao empreendedor maturidade na condução das demais operações das suas unidades. Consequentemente, gerir mais de uma franquia gera aumento no faturamento”, explica Henrique Mol, diretor executivo da rede Acquazero Eco Wash.
Ter essa proximidade da franqueadora com o franqueado facilita no acompanhamento do negócio, o que demonstra interesse no processo de inserção do franqueado e toda sua jornada como empreendedor que aposta em investir na mesma bandeira.
Com esse apoio e treinamento da rede Acquazero, Douglas hoje opera 4 unidades com mais maturidade para identificar o que precisa ser melhorado, quais ações realizar para prospecção de clientes entre outras intervenções. Uma parceria de sucesso que, segundo o multifranqueado, gerou bons frutos por ser uma rede aberta para novas ideias que após sua inserção na rede conseguiu implantar suas inovações compartilhando com as outras unidades.
“Abrir uma franquia sem dúvidas foi uma decisão muito assertiva. Antes de entrar na Acquazero eu já tive uma empresa e sei que empreender sozinho em outro ramo perde-se muito tempo, sei o quanto sofri para acertar. Com a franquia você corta caminho, é tudo mais rápido, alguém já testou e sabe o caminho das pedras, então entrei mais seguro no ramo que antes eu desconhecia”, explana Douglas.
Ação inovadora
Mesmo uma franquia conceituada no mercado precisa se preocupar em continuar levando produtos e serviços de qualidade para seus clientes. Como ferramenta fundamental de evolução, inovar pode dar identidade ao negócio se destacando entre os demais empreendimentos do mesmo segmento e conquistando cada vez mais espaço no mercado.
As unidade de Douglas atuam em diversos setores como automotivo, logístico, químico e residencial, o que fez com que tivesse uma amplitude nas possibilidades oferecidas pelo mercado.
Uma das oportunidades enxergadas por ele estava na empresas de logísticas que atendia na limpeza das cabines dos caminhões. Entre os vários tipos de inovação, Douglas apostou no serviço de lavagem antes realizado somente em cabines que foi estendido para as carrocerias de 3,5 metros por 20 metros utilizando apenas 10 litros de água, enquanto o método tradicional consome 800 litros de água. “Como nosso foco sempre é voltado à sustentabilidade, vi nesse processo que era possível economizar agua e ainda aumentar nossa rentabilidade oferecendo um serviços completo aos caminhões. Com uma equipe de apenas 3 pessoas, o tempo em média gasto para realizar o serviço é de 1 hora cada módulo e a economia gigantesca”, explica o franqueado.
Otimizando tempo, deslocamento, manobrista entre outros custos, a ação inovadora ou atitude do franqueado gerou boa aceitação dobrando o faturamento. Com a inclusão do serviço de engraxamento os sócios pretendem aumentar mais 19% o faturamento. Esse resultado positivo somado ao conceito ecológico, que é bem visto nas empresas, ajuda nos certificados e auditorias e, segundo o multifranqueado, já recebeu várias indicações e tem mais contratos em negociação.
“Recentemente negociamos nosso contrato com a transportadora e, de acordo com a necessidade deles, incluímos o serviço de engraxamento e, com isso, agora temos toda solução no nosso portfólio e estamos com exclusividade dentro de um cliente que dispõe de 200 caminhões na frota”, explica Douglas sobre os resultados da inovação.
Soluções complementares
Desenvolver novas ideias que sejam capazes de agregar valor à empresa mostra que o empreendedor está sempre atento às necessidades de seu cliente e sua visão atualizada do mercado em que atua.
Seguindo as orientações da rede Acquazero, com o passar do tempo o multifranqueado conseguiu realizar algumas modernizações para fortalecer o negócio que foram compartilhadas com as outras unidades da rede. “Com experiência obtida desenvolvemos habilidades importantes que agregam na busca de melhorias processos que resultaram em benefícios para toda a rede”, salienta.