Criada em 2018, o grupo LFB Franchising nasceu do sonho de dois amigos de empreender e crescer no mercado de franquias. Com histórias de vida bem parecidas, Bruno Sgutt e Danilo Lopes se conheceram aos 20 anos, mas são empreendedores desde sempre, já tendo trabalhado com vendas de CD, DVD, barraquinhas de milho, pequi e até gelinho.
No final de 2017 Danilo mudou-se para Caldas Novas, em Goiás, onde trabalhou com seu pai na venda de doces, enquanto Bruno ficou em São José do Rio Preto trabalhando na comercialização de franquias na Conceito Franquias. “Nessa época, o Danilo me disse que tinha juntado 15 mil reais para abrirmos um negócio”, comenta Sgutt.
Nesse mesmo período, um empreendimento de açaí local estava fechando e durante uma conversa com o antigo proprietário, Bruno descobriu que o ponto custava cerca de R$ 20 mil reais. “Na hora eu lembrei dos R$15 mil do Danilo e fechamos o negócio com ele. Demos R$10 mil e minha moto de entrada e parcelamos R$5mil em cheque, para termos um caixa para o início do negócio”, conta.
Assim nasceu a primeira marca do grupo, a La Fruta Açaí. Bruno seguiu trabalhando na Conceito Franquias enquanto Danilo se dedicava ao empreendimento. Com apenas sete meses no mercado, a loja estava dando grandes frutos. “Foi quando meu chefe entrou em contato comigo para saber quais eram os números da nossa loja, achou o projeto muito promissor e nos fez um aporte de R$200 mil”, pontua.
Com esse valor, os sócios começaram o projeto de formatação para o franchising. “Durante a reforma da loja própria conseguimos comercializar a primeira unidade”, comemora. Um ano e meio após a formatação da La Fruta, que hoje conta com 77 unidades em funcionamento, o salão ao lado ficou vago e os sócios resolveram alugar para afastar a concorrência, mesmo sem saber ao certo qual seria o próximo empreendimento.
Nascia a La Brasa Burger – já criada para o modelo de franchising. O início foi simples, com um blend que possuía apenas sal e pimenta. Para se diferenciar dos concorrentes, eles passaram a estudar combinações de temperos e diferentes blends de carne. 10 meses depois, eles conseguiram uma receita exclusiva e um bom domínio do mercado.
Após a consolidação da loja piloto, a La Brasa Burger foi lançada no franchising e já conta com 113 unidades em funcionamento. Depois de um tempo com as duas marcas operando no modelo de franquia, o outro salão ao lado também ficou vago, foi a oportunidade para a criação da F de Frango, a caçula do grupo, mas tão promissora quanto as outras marcas.
A marca mais nova do grupo, foi inaugurada em 2020 e para se destacar dos concorrentes conta com um tempero secreto e exclusivo, além de com tamanhos de porções variadas. Todas as marcas da LFB Franchising, possuem uma parceria exclusiva com o iFood e durante a pandemia tiveram um aumento de 70% no delivery.
Hoje o grupo possui mais de 190 franqueados espalhados pelo Brasil e conta com um faturamento de R$ 100 milhões ao ano. Para o futuro a holding projeta o lançamento de novas marcas. Já as expectativas de crescimento são de 100 unidades comercializadas – 180 em funcionamento – e um incremento de R$ 150 milhões no faturamento anual para 2022.