De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias apresentou recuperação no 2º trimestre deste ano, com variação positiva de mais de 48% em comparação ao mesmo período de 2020. Os dados revelam ainda que o food service teve desempenho 47,8% superior. De olho na retomada do mercado, a Halipar (Holding de Alimentação e Participações), que gerencia as redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, participará da Expo Franchising ABF Rio 2021, que começa nesta quinta-feira, 11, e acontece até sábado, 13, no Centro de Convenções SulAmérica, na capital fluminense.
Durante o evento, o grupo apresentará, além de lançamentos de cardápios e produtos das quatro marcas, os diferenciais do Montana Grill que, “Tradicional como Churrasco”, oferece cortes selecionados de carne, e da Croasonho, única rede do país especializada em croissants recheados. A ideia é expandir a presença das duas operações, em especial, no Rio de Janeiro. A Halipar também levará para a feira novos modelos de negócio: o Halifood, que reúne três (ou mais) de suas marcas em um mesmo espaço, com sistema único e cozinha compartilhada, e o Croasonho Café, cujo formato visa atender ambientes corporativos, bancos e universidades.
Mais do que ampliar a quantidade de unidades, o foco da holding é promover seu portfólio de oportunidades para atuais e futuros investidores. “Mesmo com um cenário difícil, superamos em 5% o número de lojas projetadas. Para atender às demandas do mercado pós-pandemia, além de inaugurar operações, nossa estratégia de expansão agora está voltada também à diversificação de público, levando as marcas para diferentes regiões, fora de shopping centers, oferecendo uma experiência ainda mais completa aos clientes e mais possibilidades aos franqueados”, comenta Alves.
A feira é realizada pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) e organizada pela empresa Dois Lados Eventos. Com ênfase no conceito de salão de negócios presencial, a expectativa da organização é movimentar R﹩ 100 milhões em negócios e receber 22 mil visitantes.
Foco na retomada
Com o fechamento do comércio imposto pela pandemia de Covid-19, a Halipar trabalhou a fim de viabilizar a continuidade das operações: intensificou o atendimento das marcas via delivery, abriu mão de receitas e reduziu outras, além de ter atuado junto a fornecedores e shopping centers, onde estão concentradas cerca de 90% das lojas do grupo, negociando pagamentos e prazos, entre outras medidas.
“Nos aproximamos ainda mais de nossos parceiros, para ajudá-los a atravessar a crise sem grandes sequelas. Fortalecemos o Conselho de Franqueados e criamos o Programa Sempre Presente, com encontros periódicos virtuais para discutir o cenário e estratégias, estimulando, inclusive, a participação deles na elaboração do planejamento das redes, como, por exemplo, para reformular cardápios e lançar produtos”, acrescenta o CEO da Halipar.
Durante o período, a holding também aproveitou para atualizar a comunicação visual de suas unidades (materiais impressos e digital/TVs) e aplicou treinamento on-line para os gerentes das operações. “Mais do que agir para minimizar os efeitos na saúde financeira das redes e evitar demissões, nos empenhamos em capacitar todas as unidades e seus colaboradores, preparando-os para a retomada, que chega acompanhada de novas formas de consumo”, completa Alves.