Mais uma Black Friday se aproxima e quem quer realizar o sonho do negócio próprio poderá contar com uma ajudinha extra: franqueadoras como a Dr. Shape – maior rede de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina – e IP School – Inglês Particular, uma marca que quase triplicou de tamanho na pandemia, criaram condições especiais para quem iniciar as negociações com a franqueadora em novembro.
Associadas à ABF – Associação Brasileira de Franchising e bem posicionadas no mercado, ambas as marcas demonstram boa estrutura para expansão e oferecem total suporte à rede franqueada.
A Dr. Shape, por exemplo, tem 70 lojas (em operação e fase de implantação) e está expandindo-se por todo o Brasil, numa história de mais de dez anos. Trata-se de um segmento em pleno crescimento, já que as pessoas estão buscando saúde e qualidade de vida espontaneamente – e os suplementos alimentares e artigos esportivos fazem parte dessa procura.
Já a IP School – Inglês Particular encontrou um nicho interessante para sua expansão e está crescendo especialmente com microfranquias. A oferta de aulas particulares de inglês, presencialmente ou de forma virtual, com conteúdos personalizados, totalmente voltados à necessidade do aluno, encanta quem tem dificuldade de aprender o idioma, porque realmente faz com que o estudante aprenda, de forma eficiente. Além disso, o baixo investimento atrai o franqueado, que pode ter seu negócio sem grandes esforços financeiros.
Em relação à Black Friday, as ofertas anunciadas pelas duas franqueadoras são coerentes, atrativas e não ferem quaisquer códigos de conduta ou boas práticas de governança. “Isso é fundamental para que se inicie o bom relacionamento entre a franqueadora e o franqueado. Oferecer uma oferta muito tentadora para atrair franqueados apenas mostra que a franqueadora está em busca de qualquer perfil para sua rede – o que é muito perigoso” – alerta Thaís Kurita, advogada especializada em Franchising e Varejo.
Segundo ela, mesmo com a Black Friday, as franqueadoras precisam ter em mente que não estão vendendo um produto que será consumido imediatamente. “A ideia é formar uma parceria de muitos anos, na qual haverá ganhos mútuos. Sendo assim, o franqueado precisa ter sinergia com os valores da franqueadora, com todas as condições de operar um negócio por muitos anos. Sem o perfil adequado, o negócio terá muito menos chances de sucesso. Não basta apenas ter o valor do investimento, é preciso cumprir uma série de requisitos para ser aprovado pela marca”, explica.
Com todas as exigências cumpridas e passando pelo processo de seleção, vale a pena observar atentamente os documentos ofertados pela franqueadora. “Depois de passar pelo processo de seleção, o franqueado recebe a COF – Circular de Oferta de Franquia e tem dez dias para avaliá-la, com a ajuda de seu advogado. Então, assina o contrato”, ensina a especialista.
É por isso que as franqueadoras, mesmo na Black Friday, não devem exigir que o franqueado assine o contrato nesse período. “O ideal é que elas mantenham a promoção para quem iniciar as conversas nesse período, dando tempo ao franqueado para que ele cumpra o processo de seleção, receba a COF, tenha o prazo de dez dias para analisá-la e, apenas depois, assine o contrato. Assim, o exigido pela lei será cumprido”, diz Thaís Kurita.
Tanto a Dr. Shape quanto a IP School agem exatamente como Thaís explica e, aqui, mostram as promoções que criaram para a Black Friday:
IP School – Inglês Particular (microfranquia e unidade física) –Criada em 2015, a marca possui 15 escolas, sendo oito delas na capital paulista (Ipiranga, Paulista, Pinheiros, Pompeia, Santana, Tatuapé, Vila Olímpia e Vila Mariana), seis no Estado de São Paulo (Arujá, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Jundiaí, São José dos Campos e Vinhedo) e uma em Minas Gerais (Belo Horizonte).
A IP School – Inglês Particular oferece duas formatações de franquia. A microfranquia da marca requer investimento a partir de R$ 33 mil e oferece a oportunidade de o franqueado trabalhar com a franquia online, sem necessidade de instalações físicas. “Ele recebe o direito de explorar determinada região, com todo treinamento e suporte da franqueadora”, fala Araruna.
Já a franquia física exige investimento a partir de R$ 149 mil, já com a taxa de franquia, capital de giro e instalações inclusas, para uma escola de 150 m2. O franqueado também atuará em uma localidade pré-definida, recebendo treinamento e suporte da franqueadora.
O diferencial da marca está em seu método: são oferecidas apenas aulas particulares, individuais ou em grupos de até quatro pessoas, que já se conhecem. As aulas seguem o interesse do aluno, de forma 100% personalizadas, sem livros e com material didático 100% gratuito. É levada em conta toda a vivência do aluno e sua bagagem cultural, social e dinâmica de aprendizagem. O método é exclusivo e tem a programação neurolinguística como base.
Na Black Friday, a IP School oferecerá ao candidato à franquia 15% de desconto na taxa de franquia e isenção de três meses de royalties para quem iniciar negociações entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro de 2020. O valor da taxa de franquia é de R$ 30 mil.
Dr. Shape – A Dr. Shape é a maior rede de franquias de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina. Possui mais de 70 lojas instaladas no Distrito Federal e em 15 estados brasileiros.
As lojas Dr. Shape comercializam um mix completo de suplementos alimentares, produtos naturais, itens para alimentação saudável, vestuário fitness e artigos esportivos. Além disso, a Dr. Shape possui vitaminas e suplementos exclusivos, de alta qualidade, procedência garantida, autorizados pela Anvisa, compostos pelas melhores matérias-primas do mercado e referenciados por seus clientes.
A Dr. Shape concederá desconto de R$ 10 mil na taxa de franquia (de R$ 52.500 mil), ou parcelará o valor integral em 10 vezes de R$ 5.250, para investidores que iniciarem negociações com a marca entre os dias 20 e 30 de novembro de 2021. Numa franquia Dr. Shape, investem-se entre R$ 200 mil e R$ 350 mil.