A Prudential do Brasil, subsidiária de uma das maiores empresas financeiras do mundo e a maior seguradora independente do país no segmento de pessoas, participa pela primeira vez da Expo Franchising ABF Rio 2021, umas das principais feiras de franquia da América Latina, para atrair novos investidores para o seu modelo de franquia.
O evento, que acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, no Centro de Convenções SulAmerica, é o primeiro do sistema de franquias no Brasil com público em 2021 e oferece oportunidades de negócios em diversos segmentos da economia, incluindo o de seguro de vida.
A Prudential do Brasil estará presente com um estande na Rua I, N° 41 e apresentará aos visitantes da feira como funciona a franquia da empresa, seus diferenciais e como fazer para ser um franqueado. No estande, há um espaço reservado para palestras com Master Franqueados, onde falarão sobre suas experiências com a marca para os interessados em conhecer a franquia. Os encontros acontecerão com a participação de 4 a 5 pessoas por vez, respeitando o protocolo sanitário determinado pelas regras do evento.
“Estamos muito otimistas com a retomada dos eventos presenciais e com a nossa primeira participação na Expo Franchising ABF. O Rio de Janeiro é uma região muito importante para o plano de expansão da nossa rede de franquias, que, inclusive, acaba de receber o selo de franquia cinco estrelas da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. O momento é muito otimista com crescimento do mercado de seguros de vida, se mostrando uma ótima opção para investir, e todo potencial que o segmento de franquias tem na região e em todo Brasil. Por isso, convidamos a todos a visitarem o nosso estande e conhecer um modelo de franquia sólido e vencedor como o nosso,” afirma Humberto Madeira, Vice-Presidente de Franquias da Prudential do Brasil.
Atualmente, a franqueadora conta com mais de 1,5 mil franqueados, sendo 13% no Rio de Janeiro, e pretende dobrar esse número nos próximos cinco anos, alcançando mais de três mil em todo o Brasil.
Modelo de franquia
A Prudential do Brasil atua no modelo de microfranquia, que dispensa ponto comercial e tem investimento inicial atrativo, facilitando o acesso de empreendedores ao sistema de franquia.
Com investimento inicial de R$ 30 mil, a marca permite aos seus franqueados que atuem de casa ou de qualquer local desejado. No entanto, a franqueadora oferece pontos de apoio que os franqueados podem utilizar como suporte. Hoje, há pontos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e, recentemente, foram inaugurados dois pontos no Nordeste, mais especificamente no Recife, totalizando 31 pontos de apoio no país, distribuídos por oito estados.
Desde o início do ano até o momento, a franqueadora registrou cerca de 150 novas unidades e projeta aumentar esse número até o final de 2021. O prazo de retorno de investimento na franquia da Prudential do Brasil é de 6 meses, mas 50% dos novos franqueados obtiveram o ‘payback’ entre 3 e 4 meses.
O ritmo de abertura de novas franquias da Prudential do Brasil supera os dados da pesquisa de Desempenho do setor de franquias no segundo trimestre deste ano realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. O levantamento da ABF apontou um saldo positivo na abertura de unidades de 2,2% no período, já na Prudential, a abertura de novas franquias representou 10% da base total de franqueados
Mercado de seguros de vida
O aumento no número de abertura de novas franquias da Prudential do Brasil também é reflexo do bom momento que atravessa o setor de seguros de vida. Nos últimos anos, a contratação desse tipo de seguro tem crescido, o que aumentou a participação do segmento no mercado. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), os seguros de pessoas foram responsáveis por R$ 85,2 bilhões, mais da metade da arrecadação do primeiro semestre deste ano, que foi de R$ 145 bilhões, o que representa uma alta nominal de 25,5%.
“O mercado de seguros tem um potencial enorme para expansão e crescimento, no Brasil apenas 15% da população economicamente ativa tem seguro de vida. Nos Estados Unidos esse número chega a 70% e no Japão e Coreia, mais de 90%”, afirma Madeira.