A história empreendedora de Ana Paula Ferro, fundadora e CEO da Emporium da Beleza, rede 6 em 1 que oferece tratamentos de estética avançada e emagrecimento para as classes C e D, é daquelas de muito trabalho, luta e superação.
Nascida em Bernardino de Campos, cidade do interior paulista com pouco mais de 10 mil habitantes, Ana Paula Ferro teve a infância e adolescência bem diferentes da maioria dos outros. Por causa do emprego do pai, chegou a mudar de cidade oito vezes! “Era difícil, pois algumas amizades ficavam para trás, mas eu aprendi a lidar com essa situação, conhecendo pessoas diferentes e aprendendo com elas”, diz.
A primeira experiência empreendedora veio aos 16 anos, quando confeccionava bijuteria e a vendia para colegas de escola e vizinhos. Ali ela aprendeu as primeiras lições sobre negócios e descobriu uma paixão pela área de comércio e serviços.
Já aos 18, o primeiro emprego formal: backoffice de gerente de um banco. “Eu abracei a carreira bancária. Durante esse período, me formei em Administração de Empresas e vendia miçangas na faculdade para ter minha própria independência financeira”, lembra.
Nessa época, a ideia de ter um negócio próprio na área da beleza já começava amadurecer. Mas não se tratava apenas de fundar uma empresa. Ela queria algo que fizesse a diferença na vida das pessoas. “Eu queria democratizar a estética avançada, para que toda mulher pudesse ter acesso a serviços como depilação a laser, rejuvenescimento facial, aumento de glúteos, emagrecimento”, dente outros.
Em 2003, Ana Paula Ferro se mudou para Curitiba junto com a família. Conversas aqui, projetos no papel, até que chegou 2005 e a fundação do negócio próprio não podia mais esperar. “Propus para minha mãe de abrirmos a Emporium da Beleza juntas, e ela topou. Era o começo de um sonho!”.
E assim, a primeira unidade foi aberta na rua Coronel Dulcídio, 1782, no bairro da Água Verde, em Curitiba, aos 24 anos. Para fazer o negócio decolar, Ana Paula Ferro tinha dupla jornada: de manhã trabalhava no banco e à tarde na Emporium da Beleza. A mãe é quem segurava as pontas na sua ausência.
Foi fácil? Não. Muitos desafios surgiram nesse caminho, dentre eles, encontrar mão de obra especializada para atender o padrão de qualidade da Emporium da Beleza, que Ana Paula Ferro tanto se preocupava.
Aos poucos, o negócio foi crescendo e a fundadora aumentou a quantidade de serviços oferecidos. A Emporium da Beleza saiu de um centro de beleza para o que ela é hoje: uma clínica de estética avançada e emagrecimento.
Então, em 2009 veio a segunda clínica, em São José dos Pinhais (PR). Era um marco na vida de Ana Paula Ferro e na Emporium da Beleza também. A partir dali, as duas não parariam mais de crescer, se tornando referências na área da beleza (a maior no Sul).
“Tenho orgulho da minha trajetória. Por ser mulher e mãe, quando penso em tudo o que já conquistei, e ainda vou, me sinto inspirada para continuar a crescer e democratizar a estética avançada para todo Brasil”, comenta.
Ana Paula Ferro fala com propriedade. Nem mesmo a pandemia, que diminuiu as expectativas de crescimento da maioria das redes, abalou os negócios da Emporium da Beleza. Em 2020, em plena pandemia, a franquia teve um crescimento de 309%.
“Também aumentamos as vendas. Montamos uma estratégia com nossos consultores e oferecemos promoções para os clientes. Assim conseguimos vender ainda mais com a clínica fechada”, completa a CEO.
Atualmente, a Emporium da Beleza conta com mais de 70 franquias e, até o fim deste ano, pretende chegar a 120 clínicas. Em 2020, a rede já quadruplicou o faturamento, chegando a R$ 80 milhões.
A rede oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce. Além disso, conta com protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial, dentre outros.
Para ser um franqueado, a Emporium da Beleza oferece dois modelos de negócios: o Slim, que tem o custo inicial a partir de R$ 301 mil, e o Premium, com investimento a partir de R$ 620 mil.