Em busca de atender um público maior de empreendedores, o Dot Bank – primeiro banco digital operando como franquia no Brasil através de uma plataforma multicarteiras, focado na gestão, conciliação, monitoramento e liquidação de pagamentos – acaba de lançar um novo formato de negócio no mercado.
Amanda Pinatti, diretora de operações da franquia, conta que a reestruturação se deu após analisar cuidadosamente o mercado e receber feedback dos franqueados.
O Dot Bank tem como objetivo principal oferecer soluções tecnológicas para performar os serviços financeiros do dia a dia, através de automação de pagamentos e recebimentos. Com isso, o empresário concentra as energias em atividades que realmente importam na empresa, como oferecer ótimo atendimento e produtos/serviços de qualidade.
Pinatti conta que serão dois modelos de negócio. O primeiro é voltado para quem quer viver do negócio. O franqueado faz um investimento maior, recebe uma fatia maior das negociações e também é responsável por todo atendimento de suporte.
A outra frente é para quem já tem uma carteira de clientes e deseja comercializar os produtos do Dot Bank provocando um upgrade ao portfólio que atua. Nesse caso, o investimento é menor e o franqueado recebe uma porcentagem de recorrência menor, e o atendimento de suporte é compartilhado com a franqueadora.
“Em ambos formatos, os franqueados poderão comercializar todos os produtos ofertados pela franqueadora, o que muda é o formato e valores de comissionamento de alguns produtos, atendimento de suporte e o valor de investimento”, reforça Pinatti.
Novo formato
A partir de agora o Dot Bank passa a contar com os modelos Premium e Light. Conheça a diferença de cada um deles:
Premium: Modelo formulado para quem quer ter o próprio negócio, montar um time, ter flexibilidade nas negociações e fazer dele sua fonte de renda principal. Nesse formato o franqueado é responsável pelas vendas, realiza treinamento com o cliente, presta suporte sobre todos os produtos do portfólio e também fica com uma fatia maior da receita recorrente gerada nas negociações.
Esse modelo solicita investimento inicial de R$ 21 mil, sendo R$ 20 mil de taxa de franquia, mais a partir de R$ 500 de capital de giro e R$ 500 de taxa para instalação. O retorno do investimento está previsto entre 3 a 12 meses. Para os empreendedores que se interessarem por esse modelo de negócio, a franqueadora oferece algumas facilidades de ingresso no mercado, como uma entrada no valor de R$ 1 mil, com período de carência de 12 meses, mais 48 parcelas de R$ 500 cada.
Além de trabalhar home office, o negócio possibilita dupla jornada, ou seja, é possível o franqueado trabalhar com a franquia como uma renda extra.
Light: Modelo desenvolvido para atuar em conjunto na carteira profissional existente, ou seja, o franqueado que já possua outros negócios e que queira agregar valor nas atividades prestadas a sua carteira de clientes, ou esteja iniciando uma carteira agora. Nesse formato o foco é nas vendas, mas se aplicado treinamento inicial junto ao cliente, a franquia recebe por isso. O atendimento para os softwares principais (ERP e Loja Virtual) é fornecido pelo suporte da franqueadora e nos demais produtos, o cliente deve contatar o franqueado para sanar as dúvidas. Os produtos do portfólio têm valores pré determinados e a franquia recebe comissionamento mais uma fatia da recorrência sobre as vendas, e bonificação ao atingir as metas.
Devido a isso, o investimento acaba sendo muito mais barato, de apenas R$ 2.100 (taxa de franquia é de um salário mínimo + capital de giro a partir de R$ 500, assim como a taxa de instalação que também é a partir de R$ 500).
Conforme o desempenho do franqueado ele consegue recuperar o dinheiro investido entre 1 a 12 meses.
Assim como o modelo Premium, o Light também permite dupla jornada de trabalho. Já sobre o faturamento, ele é relativo a performance de cada franqueado e nessa hora o planejamento faz muito sentido para o sucesso do negócio, já que os ganhos são exponenciais devido ao formato de recorrência.
Em busca de crescimento
No mercado desde 2019, o Dot Bank soma 18 unidades ativas distribuídas em 8 estados, atuando exclusivamente home office, na qual o franqueado atua na linha de frente como gerente da agência na sua cidade de atuação e tem o foco voltado para prospecção e conversão de novos clientes para sua carteira.
O foco de atuação do Dot Bank são empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento. Além dos valores competitivos em relação aos boletos ao usar o Dot Bank a empresa pode fazer toda a gestão do negócio em um único software.
Pinatti revela que a franquia almeja encerrar o ano com 30 operações, além de movimentar R$ 40 milhões no banco.
O Dot Bank é uma franquia da rede Gigatron Franchising, empresa com mais de 20 anos no mercado de tecnologia e que figura entre os principais players do mercado de software de gestão atuando em todo território nacional, transferindo um amplo conhecimento de técnicas operacionais e prestação de serviço em sistemas gerenciais de administração direcionado ao varejo e prestadores de serviço.