De acordo com o Anuário 2021 da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), uma pesquisa da Kantar WorldPanel revela que 99,6% das famílias brasileiras consumiram massas alimentícias no ano passado. Outro levantamento, realizado pela Nielsen, mostra ainda que, em 2020, cada brasileiro comeu, em média, cinco quilos de macarrão, lasanha, pizza e outros tipos da iguaria.
Prático e versátil, o macarrão aceita diferentes molhos e acompanhamentos, agradando a todos os paladares e, por isso, nada mais justo do que ter um dia só para ele: nesta segunda-feira, 25, é celebrado o Dia Mundial do Macarrão e as redes Jin Jin e Milanetto, da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), oferecem versões saborosas do produto para quem quiser comemorar a data.
No Milanetto, especializado em culinária italiana, o cardápio é extremamente variado. Na opção “Monte seu Prato”, o cliente seleciona entre espaguete, capeletti, farfalle, fettuccine, fusile, penne, ravioli ou talharim, e acrescenta até oito ingredientes (como tomate, ervilha, bacon, azeitona verde, milho, palmito, queijo muçarela, presunto, champignon, entre outros) e um molho (branco, bolonhesa, ao sugo, quatro queijos ou rosé). Já em “Pratos da Nona”, é possível escolher a massa, o molho e uma proteína para acompanhar, ou opções prontas, como Macarrão Alfredo, Macarrão à Carbonara e Macarrão ao Molho Pesto.
Na Jin Jin, rede de franquias focada em culinária asiática fast-food, o macarrão está presente em três receitas de yakissoba, todas com brócolis, repolho, acelga, cenoura, couve-flor e molho à base de shoyu e na receita: o “Tradicional” ainda oferece carnes bovina e de frango; o de Frutos do Mar inclui camarão e lula; e o de Legumes difere com champignon.