A Feira de Empreendedorismo do SEBRAE-SP vem aí! Entre os dias 23 a 27 de outubro, das 10h às 20h, o evento será online, sobre temas abordados por especialistas de diversos segmentos de negócios. Em estreia, a TravelMate representada pelo especialista em intercâmbio, Eduardo Heidemann, Diretor da rede, destaca pontos importantes para uma boa gestão e como a empresa consegue se manter firme diante da Covid-19,e até aumentar o faturamento.
De fato, os negócios de intercâmbio foram os mais prejudicados pelo cenário da pandemia. De acordo com a pesquisa Selo Belta encomendada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, conduzida pelo Grupo de Pesquisa Mobilidades mostrou que 98% das agências de intercâmbio no Brasil sofreram um impacto negativo com a pandemia. Os números revelam também uma queda de 46% nas médias de vendas.
A pandemia impactou também na economia brasileira, mas apesar disso, muitas pessoas tiveram a iniciativa de empreender. Segundo dados do próprio Sebrae, 24,76% dos brasileiros estão empreendendo, o que corresponde de 1 a cada 4 pessoas no país. No ano passado, segundo o Ministério da Economia, foram abertas 3.359.750 empresas , E para se manterem, os empresários exploram a inovação de tecnologia e focam na qualidade da integração entre equipe e cliente.
Para o Diretor da rede de intercâmbio, Eduardo Heidemann, a pandemia fez com que a marca da TravelMate passasse por uma mudança, com um novo design e formatação. “A pandemia trouxe esse momento de reinvenção, e a gente já estava há algum tempo querendo fazer essa transformação. Atualmente, toda a forma de apresentação visual e de comunicação do site e das redes sociais foi alterada, ficando mais “clean” e menos rebuscada”, relata Eduardo.
Ainda segundo Eduardo, se reinventar nessa fase de instabilidade para os negócios é fundamental, pois todo o risco gera novas possibilidades de como encarar um desafio e ter lucro. Investir em tecnologia e na gestão de sua empresa se tornou imprescindível. “Tomo como base que o uso da tecnologia está sendo um dos pilares mais importantes para manter um negócio, outro pilar é a forma de gestão dentro das organizações. E para manter a área do Intercâmbio ativa, nós diretores da rede reforçamos a eficiência da Gestão de Pessoas, Administrativa e na Gestão de Finanças, pois o setor de intercâmbio sofreu impactos negativos em todo o mundo, e foi preciso um olhar mais autêntico para cada gestão” explica o diretor.
O índice de atividades turísticas despencou 36,7% em 2020 frente a igual período de 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O segmento de turismo ainda precisa avançar 42,9% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020, antes do alarme da pandemia.
Tendo em vista esses dados, Eduardo Heidemann destaca que participar da maior Feira de Empreendedorismo da América Latina é muito importante, especialmente por poder destacar o segmento de negócios de Intercâmbio. “Poder compartilhar sobre a minha experiência e dar dicas de como um novo empreendedor ou microempresário pode se manter ativo e ainda sim gerar lucros, é de extrema relevância, pois além de inspirar novos chefes, inspiro também a vantagem de trabalhar em uma rede de Agência de Intercâmbio” ressalta Eduardo Heidemann.
A TravelMate é uma rede de franquias de intercâmbio que engloba programas de trabalho, estudo, high school e higher education no exterior. A marca TravelMate foi fundada em 2002 por Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann, onde deram início ao franchising em 2008. Hoje, são mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil, além de franquias em Winnipeg (Canadá), Brisbane (Austrália) e Porto (Portugal).