FranchiseB2B traz palestras sobre empreendedorismo para estimular o mercado

Primeira edição da FranchiseB2B, em São Paulo, reúne marcas de diferentes segmentos fazendo uma ponte para quem busca empreender e ser dono do seu próprio negócio

As feiras de franquias oferecem a oportunidade de ter contato e conhecer diferentes propostas e modelos de negócios para investir com mais facilidade. Além de ter o apoio de um mercado testado e aprovado para quem busca realizar o sonho de empreender e ser dono do seu próprio negócio, realizados em único espaço.

Com as medidas restritivas contra Covid-19, no intuito de respeitar a proibição de aglomeração em eventos, abriu-se a oportunidade de novas adaptações, como as feiras virtuais que ganharam espaço no mercado unindo marcas e investidores como a Feira Virtual de Franquia, lançada em 2020 com mais de R$ 3 milhões de negócios realizados.

Pensando nessas medidas restritivas junto ao avanço da vacinação no Brasil, as feiras presenciais estão se organizando para retornar ainda este ano, como a FranchiseB2B, também organizada pelo NX Franquias, que será realizada no Hotel Pullman Vila Olímpia, no dia 25 de novembro, das 9h às 21h.

Salas de conhecimentos com profissionais renomados

Além da oportunidade de conhecer diversas marcas, a FranchiseB2B também contará com a participação de palestrantes, momento de absorver conhecimento com profissionais renomados no mercado.

Ao todo serão 6 palestrantes:

● Renata Galante, CEO – We Do Franchising que abordará o tema: “O mundo do Franchising em diferentes óticas”;

● Daniel Bernard, CEO da Netplan Consultoria, falará sobre “O mundo do Franchise”;

● Edson Ramuth, CEO do Grupo Multifranquias, discorrerá sobre “O mercado das Microfranquias”;

● Marcelo Schulman, CEO da Vitaderm Cosméticos, falará sobre “O Sonho de Empreender”;

● Marcelo Martins, diretor da Mara Mix e Banheiros Mônaco, abordará o tema “Cuidados na Compra de uma Franquia”;

● Henrique Mol, CEO do grupo Encontre Sua Franquia, encerrando as palestras, abordará o tema “Dando a volta por cima, que venha 2022”.

“Ter palestras nesse modelo de Feira (com mesas de negócios aos invés de stands), na qual eu fui o pioneiro em implantar esse modelo no Brasil, traz um grande diferencial e ajuda Franqueadoras e Futuros empreendedores em 2 aspectos: Na geração de conteúdo, enriquecendo cada vez mais a matéria do “franchise” no passo que aproxima as pessoas do conhecimento deste segmento de negócio que se diferencia de uma abertura de empresa simples, isolada. Atrai também mais interessados para este negócio que, mesmo durante a pandemia, acabou trazendo resultados incríveis para diversas marcas, bem como trazendo essas pessoas para terem contato direto com os expositores e já poderem adquirir e realizar o sonho de empreender”, afirma Ricardo sobre a dinâmica de palestras no evento.

Para participar das palestras, que são gratuitas, é necessário realizar as inscrições feitas através do SYMPLA, plataforma de eventos on-line e presencial.

Tendências no mercado franchising são pauta das palestras

O atual cenário traz grandes oportunidades para quem busca se tornar dono do seu próprio negócio. Grandes inovações surgiram este ano como uma oportunidade de driblar a crise projetando também tendências no mercado do franchising para 2022. Existem diversos tipos de franquias: franquias para trabalhar em casa, no escritório ou numa loja física, assim também e valores que melhor se adaptam à proposta do investidor.

“Transformação digital, home office, entrega a domicílio, automatização, trouxeram tendências como: Franquias digitais, Franquias de tecnologias, Franquias home based, Franquias Deliveries e uma gigante gama de outras ferramentas que auxiliaram diversas franquias a se manterem firmes em 2020 e 2021, e trouxeram propostas inovadoras para a partir de 2022”, diz Renata Galante, CEO da We Do Franchising que abordará as diferentes visões desse mercado tão amplo.

Essas tendências vão de encontro com a retomada de alguns setores como explica Daniel Bernard, CEO da Netplan Consultoria, sobre as expectativas dos negócios como um todo. “Para 2022 teremos um retorno de atividades relacionadas ao entretenimento e lazer, bem como uma transformação dos shopping centers, que terão foco em alimentação e serviços especializados com conveniência, sendo que as lojas passarão a operar com integração omnichannel. Teremos de superar restrições decorrentes da falta de infraestrutura, relacionadas sobretudo à energia e logística. Adaptação será a palavra de ordem”, salienta.

Vale reforçar que em 2021 o leque de oportunidades no mercado abriu-se ainda mais para quem tem o sonho empreender. “O momento atual é muito oportuno para o empreendedorismo, sobretudo hoje, por conta da pandemia que trouxe desemprego, porém surgiram muitas possibilidades de empreender com baixos recursos. As franquias e seus desdobramentos de multicanalidade que tem se apresentado ao mercado permitem que você tenha um modelo de negócio com baixos recursos e maiores chances de sucesso. Acredito que para quem quer empreender sempre é tempo, as pessoas estão se programando e se reinventando, esse é o momento de ter um primeiro negócio, um complemento que pode ser também um negócio principal”, reforça Marcelo Schulman, CEO da Vitaderm Cosméticos.

Mercado de Microfranquias continuam em alta, mas cuidados são fundamentais

Com mais segurança e menos burocracia, o franchising desperta cada vez mais o interesse de pessoas no mercado. “Não há resistência no mercado de franquia, acredito, inclusive, em um crescimento muito rápido nesta época. A microfranquia tem tendência de crescimento maior ainda no segmento de serviços, onde o custo operacional é menor e o investimento compatível”, explica Edson Ramuth, CEO do Grupo Multifranquias.

Ainda que os investimentos estejam mais acessíveis, é fundamental tomar algumas precauções para não frustrar esse sonho, como em qualquer negócio é preciso sempre ter sabedoria e cautela.

Marcelo Martins, membro do comitê de Microfranquias da ABF – Associação Brasileira de Franchising, deve abordar em sua palestra uma lista do que deve ser checado para se conseguir uma escolha mais segura e reforça: “O sistema de franchising no Brasil é maduro e bem regulamentado, existem excelentes opções, mas isso não significa que um pretendente esteja seguro só porque o negócio oferecido é uma franquia. Existe uma lista de cuidados para observar, desde fatores de afinidade até mesmo o quanto a oferta é interessante, ou sólida”.

Depois da tempestade a bonança – É hora de sonhar

Sair da zona de conforto e ampliar o olhar para novas oportunidades pode tornar o sonho de ser dono do seu próprio negócio cada vez mais próximo. Iniciar uma nova ideia, um novo projeto é sempre um grande desafio, como o de empreender, mas com a frequente evolução do mercado, hoje é possível alinhar as ideias e desenvolver seu projeto com todo o suporte que se encaixa com o este sonho.

“Empreender é estar atento à novas oportunidades, é estar disposto a se arriscar em prol do seu sonho. Sempre se atualizar sobre o mercado, ter no dinamismo do dia a dia, traçar metas para atingir excelência no que almeja. Assim também como, ter contato e participar de experiências no mundo do franchising, como a FranchiseB2B que traz essa oportunidade de contato com marcas de segmentos diferentes”, orienta Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia que vai finalizar o dia de palestras mostrando que é possível se reinventar e começar uma história de sucesso em 2022.

Atendimento individualizado e seguro

Seguindo todas as regras sanitárias, a feira será realizada com mesas de negócios onde o expositor apresentará sua franquia com horários pré-agendados, tendo, cada um, tempo estimado dentro da grade programada.

Para garantir sua participação, o investidor pode entrar em contato através dos telefones ou realizar o cadastro através do site (www.franchiseb2b.com.br). Basta acessar e escolher as marcas que deseja se reunir e concluir seu cadastro de forma gratuita. Esse agendamento tem o intuito de gerar um primeiro contato do candidato com o expositor, disponibilizando ao investidor uma prévia de quem vai expor. É possível agendar com várias marcas, respeitando os horários previstos para cada uma.

“Nossa expectativa é bem grande visto que, no momento, já temos a confirmação de mais de 70 redes para essa 1º edição, esperamos atingir cerca de 100 marcas e receber uma média de 2 mil pessoas seguindo todas as orientações para a realização do evento de forma segura”, conta Ricardo Branco, diretor executivo da FranchiseB2B.

Para marcar que ainda querem participar, é possível fazer a inscrição até 7 dias antes da feira caso ainda exista disponibilidade de vagas (Usando todos os critérios do Protocolo do Ministério e Secretaria de Saúde).