A franquia Via Certa Educação Profissional – especializada em cursos profissionalizantes – recebeu o selo de quatro estrelas da pesquisa Melhores Franquias do Brasil 2021, premiado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O prêmio foi divulgado na noite da última segunda-feira, dia 04 de outubro, em evento on-line. Das 410 franquias pesquisadas, 81 foram contempladas com a avaliação máxima que dá direito a cinco estrelas e atesta a excelência na gestão da rede.
Primeira vez participando da pesquisa, a Via Certa comemora tal façanha. “Para toda nossa equipe é uma grande satisfação, até porque viemos de um momento muito difícil. A pandemia afetou muito o segmento de educação e causou alguns impactos que ainda lutamos para vencer”, diz Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa.
Com 50 franquias comercializadas no momento, o empresário acredita que se não fosse a pandemia esse número seria ainda maior. “Foi um ano atípico, porém estamos conseguindo enfrentar esse momento unindo forças e superando obstáculos. Nossos franqueados estão retomando o faturamento que tinha antes da pandemia, outros estão alcançando faturamento até maior. Toda nossa equipe está envolvida na busca pela excelência e continuaremos trabalhando para alcançar a nota máxima no próximo ano”, revela.
Para receber o selo de premiação, a pesquisa realizada pelo Serasa Experian analisou três critérios: Qualidade da rede, que consiste no valor da marca, o investimento em marketing e a inovação; Desempenho, que avalia a atuação financeira da empresa; e a Satisfação do Franqueado, que representa a avaliação dos franqueados em relação aos serviços prestados pelo franqueados.
Além da premiação, as redes campeãs estarão na edição do Guia de Franquias 2021/2022, que estará disponível no aplicativo Globo Mais a partir do dia 09 de outubro e começa a chegar as bancas no dia 18 de outubro. O leitor poderá conferir ainda 1.082 opções de investimento no setor de franchising.
Inovando
O lançamento, logo no início da pandemia, do Sistema Flex, no qual o aluno tem a opção de fazer as aulas da plataforma 100% em casa ou onde estiver, ou na própria unidade Via Certa, como também realizar parte on-line e outra parte na escola, a livre escolha do aluno, potencializou o desenvolvimento das unidades que conseguiram manter seu faturamento no período. A rede já oferecia possibilidade de fazer alguns cursos de forma híbrida, porém a pandemia fez com que se acelerasse a metodologia on-line com um método acessível e seguro que cria uma maior interação com alunos e unidade e estende por todo Brasil uma educação profissional qualificada para suprir as necessidades que o mercado de trabalho exige.
“Essa estratégia possibilitou trazer novos alunos e segurar os já matriculados. Ainda durante a pandemia a busca acelerada por capacitação, principalmente em virtude da alta taxa de desemprego, e até mesmo reciclagem das profissões movimentaram a rede nesse período”, diz Marchi.
Durante a pandemia, a rede também lançou um novo modelo de negócio totalmente on-line, a Via Certa Digital, onde o franqueado conduz o negócio home based. Sem necessidade de um espaço físico, este modelo de microfranquia permite que o aluno realize as aulas diretamente da própria casa, de forma remota. Esse modelo requer investimento inicial de R$ 15 mil e é direcionado para cidades de até 15 mil habitantes.
Além deste modelo, há também o modelo tradicional Via Certa, de escola com estrutura física que exige investimento a partir de R$ 134 mil, que variam conforme o número da população.