Pegando todos de surpresa, a pandemia de Covid-19 atingiu todos os setores, até mesmo aqueles que sonhavam em abrir seu pequeno negócio. Empresas tiveram que enxugar o quadro de funcionários e medidas restritivas foram impostas colocando o mercado de trabalho contra a parede. Ter uma visão mais ampla em meio ao caos para contornar a situação e encontrar “a carta na manga” foi a saída para quem ficou desempregado.
O empreendedorismo tem sido a solução para muitas pessoas. As oportunidades têm vindo das nanofranquias, negócios com investimentos até R$ 20 mil, que proporcionam a possibilidade de ter o negócio próprio e uma nova opção de carreira a ser seguida.
O baixo custo para empreender é a vitrine do mercado de franquias que cria um extenso acesso para o sonho de ser empresário. Os segmentos são os mais variados: Alimentação, Beleza, Saúde, Casa e Construção, Hotelaria, Serviços, entre outros. Todos com a opção de ter que desembolsar pouco dinheiro, porém com boa rentabilidade e rápido retorno do investimento.
Outra vantagem é que as redes, mesmo com investimento baixos, ainda permitem o parcelamento das taxas, o que evita a necessidade de empréstimos e financiamentos.
Segundo os resultados das Pesquisas Trimestrais de Desempenho do Setor de Franquias realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor continua buscando alternativas para minimizar os impactos da pandemia e voltando a crescer em 2021. Mesmo com um cenário não tão favorável, no primeiro trimestre de 2021 foram abertas mais 3,3% de unidades em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Setor de serviços oferece possibilidade de renda recorrente
Com investimento baixo e facilidade pagamento, o setor de serviços é um dos que mais chamam a atenção no mercado de nanofranquias.
Segunda a ABF, no primeiro trimestre de 2021, o setor de serviços contabilizou um aumento de mais de 6,1% permanecendo em alta mesmo com os impactos da pandemia.
Um dos mercados em ascensão por proporcionar segurança às pessoas, principalmente durante a pandemia, foi o de seguros. Durante a pandemia observou-se aumento de 11% até novembro de 2020 em relação a 2019 na procura por esse tipo de serviço de acordo com os dados da Susep (superintendência de Seguros Privados).
A rede de franquias JRX Galasse Corretora de Seguros está no mercado desde 2014 e já possui 41 unidades nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grade do Sul e sentiu essa ebulição do mercado nos últimos meses. “Estamos vivendo um período em que ter proteção é fundamental, seja ela de saúde, de bens, de vida. O mercado segurador evoluiu muito e a gama de serviços oferecidos cresceu de forma exorbitante oferecendo a possibilidade de customização para todos os perfis de cliente. Essa situação nos mostrou ainda mais o potencial de ganho recorrente que o negócio oferece”, conta Fabio Galasse, diretor comercial da JRX Galasse Corretora de Seguros.
A JRX oferece dois modelos de negócios, ambos podem atuar home office e proporcionam um comissionamento de até 85% do faturamento dependendo do produto vendido. E vale ressaltar que o franqueado continua recebendo a comissão dessa venda enquanto o cliente permanecer com o produto. “Ter renda recorrente é um grande filão para esse mercado. Se o franqueado construir uma carteira boa com cerca de 40 clientes é possível faturar até R$10 mil por mês só no produto auto. Dependendo do produto, é possível ter ganhos maiores como por exemplo faturar até R$ 50 mil com apenas um cliente que ainda gera um ganho recorrente de R$ 5 mil mensal no produto de Saúde”, explica Bruno Dornelles, consultor de negócios da rede.
Disciplina e suporte são fundamentais para trabalhar em casa
O conhecido ambiente de trabalho exige uma doutrina a ser seguida, as normas e costumes de uma empresa ditam o ritmo dos acontecimentos diários até chegar no produto final que foi trabalhado. Mas com quase dois anos de pandemia, as empresas tiveram que se adaptar ao serviço home office, umas por obrigação e outras por opção. Manter os resultados positivos foi um dos desafios. Planejamento e suporte foram a base para que muitos negócios continuassem prosperando nesse novo cenário.
Na JRX Galasse o trabalho no modelo home office já vinha sendo desenvolvido muito antes da pandemia surgir e um dos diferenciais que fizeram com que o negócio continuasse fluindo em meio à crise pandêmica foi a estrutura da franqueadora e o suporte de excelência oferecido aos franqueados.
“Uma das premissas da JRX é fazer com que o cliente confie no nosso trabalho, para isso sempre investimos em um atendimento personalizado. Temos acesso direto à todas as seguradoras parceiras e um suporte contínuo ao franqueado que engloba o comercial, técnico e operacional, com treinamento individualizado se for necessário. Esse suporte é fundamental para o desenvolvimento dos negócios. Com organização e nosso suporte não tem como não se sair bem no negócio”, salienta.
Liberdade de trabalhar onde quiser
Mesmo para quem não tem experiência no ramos de seguros, esse é um investimento baixo com retorno rápido, sólido e seguro e que proporciona a liberdade de trabalhar onde quiser, home office ou no escritório. NA JRX Galasse, por exemplo, o investidor tem disponível dois modelos de negócios, o Start, onde ele trabalha sozinho com ganhos financeiros de 75% do franqueado restrito a essa porcentagem independente de produção sendo o investimento a partir de R$ de 7 mil; e o Padrão, onde ele pode montar uma equipe e possui ganhos financeiros progressivos podendo chegar a 85% dependendo da produção, com investimento inicial a partir de R$ 10 mil. Ambos os modelos podem ser geridos de home office, criando condições favoráveis de custos operacionais do franqueado ou escritório comercial conforme a opção escolhida.
Leque de produtos potencializam rendimentos
Com as portas abertas para quem pensa em iniciar no empreendedorismo, a JRX Galasse traz na bagagem mais de 20 seguradoras parceiras e disponibiliza o acesso para todos os produtos e serviços disponíveis para pessoas físicas e jurídicas como: Automóvel, Patrimonial, Previdência, Transporte, Marítimos, Vida, Acidentes Pessoais, Saúde, Odontológico, Consórcio, Responsabilidade Civil, Rural Micro Seguro, Aeronáuticos, entre outros.
Com o fortalecimento do mercado, a rede almeja chegar em todos os estados brasileiros com aumento no faturamento de 30% e 100 unidades comercializadas até o fim do ano. Em 2020, a rede atingiu um faturamento em venda de seguros (produtos) de R$ 2,5 milhões, para 2021 a projeção é de R$ 3,6 milhões.