A franquia Acquazero tem muito o que comemorar este ano. Após estar no ranking da ABF (Associação Brasileira de Franchising) entre as 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil como a que registrou maior crescimento entre as Top 50, ela acaba de ganhar novo prêmio.
Especializada em estética automotiva sustentável, a Acquazero faz parte da lista de vencedoras do Melhores Franquias do Brasil 2021, premiado pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, com cinco estrelas. O prêmio foi entregue na noite da última segunda-feira, dia 04, em evento on-line. Ao todo, 81 redes, de diferentes segmentos, que demonstraram excelência na gestão atingiram a avaliação de cinco estrelas.
“Essa é uma grande alegria para nós. É uma premiação que valida todo o trabalho que estamos realizando na rede. Sinal que estamos no caminho certo”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.
Ainda durante o evento foram reveladas a Franquia do Ano e a Melhor Microfranquia. Também receberam troféus as redes que se destacaram individualmente nos quesitos Desempenho da Rede, Qualidade da Rede e Satisfação do Franqueado.
Todas as redes campeãs estarão no Guia de Franquias 2021/2022, que traz o ranking completo das melhores 410 redes de franquias do país e informações completas de investimento de um total de 1.082 opções de marcas do franchising para que investidores interessados em abrir o próprio negócio possam avaliar e investir. Para seleção, três critérios fizeram parte da avaliação: a qualidade da rede (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação); o desempenho da rede (a performance financeira), e a satisfação do franqueado (a avaliação do dono da unidade em relação aos serviços prestados pelo franqueador). A pesquisa exclusiva foi conduzida pela Serasa Experian.
Em busca da satisfação
Desde 2010 no mercado de franchising, a Acquazero foi adquirida em 2018 pela holding mineira Encontre Sua Franquia, apesar de já ter história no franchising, a rede contava com níveis de satisfação por parte dos franqueados muito baixo.
“Compramos e incorporamos no grupo por acreditar muito no negócio e setor, e após esses 3 anos de trabalho intenso, entendemos que acertamos no investimento. Nosso propósito é tornar a rede a maior franquia em número de unidades no Brasil, até 2026, e para isto premiações com feedback da própria rede de franqueados nos motiva e valida estarmos no caminho correto”, afirma o empresário.
A Acquazero sempre teve como foco principal a limpeza ecológica e estética automotiva tendo como carro-chefe a lavagem ecológica de veículos utilizando apenas 300 ml de água e cera de carnaúba. Em 2020, a rede integrou aos serviços oferecidos limpeza de embarcações, aeronaves e serviços residenciais. Todos eles seguindo a premissa da marca de utilizar produtos ecologicamente corretos. São soluções de limpeza, conservação e restauração, com qualidade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.
Tecnologia aliada para o crescimento
Outro fator que impulsionou o crescimento no último ano foi a tecnologia que a rede já disponibilizava e permitiu a realização dos serviços por meio do delivery de forma eficiente. Com o aplicativo exclusivo da marca, o usuário pode agendar os seus serviços, otimizando seu tempo e recebendo o atendimento em casa ou no trabalho. Ou ainda optar pelo agendamento em uma das lojas com toda a estrutura para cuidar do seu veículo. É possível também acessar o e-commerce e fazer o agendamento on-line. Basta indicar a sua localização, o tipo de serviço desejado, escolher o dia e horário e fazer o pagamento.
Crescimento exponencial
A Acquazero conta atualmente com 640 unidades presentes em todo o Brasil e nos Estados Unidos. Já atendeu cerca de 120 mil clientes com 58 tipos de serviços e 170 milhões de litros de água economizados. A cada carro lavado, 320 litros de água são economizados. Segundo Mol, a meta é fechar 2021 com 800 operações.