Todo bom mineiro afirma que as conversas começam na cozinha, com um bom café acompanhado de um pão de queijo. O estado de Minas Gerais tem uma ampla cadeia produtiva que compreende a fabricação de queijos, café, cachaça, pão de queijo e doces.
Essa forte tradição culinária veio se consolidando ao longo dos anos, e hoje o estado é referência histórica na gastronomia, com pratos queridinhos e de grande sucesso em várias partes do país.
Segundo pesquisa da Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2018, a gastronomia mineira ocupava a terceira posição entre as principais motivações que levam turistas a viajar. Ela só fica atrás da natureza e cultura, que ocupam o segundo e primeiro lugar, respectivamente. O turismo gastronômico movimenta US$ 150 bilhões anualmente, segundo a World Food Travel Association.
A franquia Best Gourmet Club – aplicativo de assinatura que dá acesso ao clube de descontos nos melhores restaurantes das cidades – está repleto de opções em restaurantes em Minas Gerais. A rede tem como propósito motivar os clientes a conhecerem novos sabores fazendo um verdadeiro tour gastronômico. Para isso, é necessário baixar o app, comprar o passaporte e ir a um dos estabelecimentos parceiros da sua cidade, pedir um prato ou drink e receber 100% de desconto no segundo pedido de igual ou menor valor.
Escritório no bolso
Aletele Aparecida Tiradentes, de 39 anos, abriu há pouco mais de um mês, uma unidade da franquia Best Gourmet Clube em Divinópolis, localizada há cerca de 120 quilômetros da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.
A recém-franqueada estava em busca de uma vida mais tranquila, com a possibilidade de fazer o próprio horário de trabalho, e conduzir um negócio de qualquer lugar. Foi quando através de algumas pesquisas conheceu um dos sócios-fundadores da rede, Óliver Dias e se interessou pelo propósito da marca que é promover o fluxo de clientes nos restaurantes parceiros, gerando marketing experiencial e sensorial aos clientes.
“Tenho uma filha de quatro anos, então fui em busca de um negócio que me proporcionasse acompanhar de perto o crescimento dela, além de ter bons ganhos sem estresse com aluguel, funcionários, horário de chegar e sair da empresa. O interessante desse negócio é fazer uma ponte perfeita entre o empresário do ramo gastronômico que quer se reerguer nessa pandemia e o consumidor que quer voltar a vida normal de lazer e degustar novos pratos”, afirma.
Aletele possui todas as características necessárias para ser um bom empreendedor. Sabe trabalhar em ambientes desafiadores com ritmo acelerado, propondo soluções rápidas, eficientes e adequadas a cada demanda. Além do mais, a possibilidade de trazer o escritório no bolso (celular) dá ainda mais confiança e liberdade de administrar a franquia.
No momento a franqueada concilia o trabalho de gestão do Best Gourmet, e também gerencia home office uma empresa no ramo de empréstimos e consignados. Confiante com o novo negócio, ela espera faturar em curto prazo R$ 3 mil ao mês e a longo prazo almeja chegar em R$10 mil. “Sou bem positiva e sei que todo serviço bem feito, sólido e com qualidade possibilita fartura na colheita dos frutos!”, finaliza otimista.
Com pouco mais de 240 mil habitantes, segundo dados do IBGE, a cidade de Divinópolis está concentrado um importante centro financeiro e comercial, com a instalação de indústrias siderúrgicas, metalúrgicas e aciaria. Além do mais, a cidade é muito conhecida nacionalmente como a maior consumidora de cerveja do Brasil, reunindo bons espaços gastronômicos.
Próprio patrão
Após trabalhar por vários anos no setor financeiro e administrativo de algumas siderúrgicas, Cristiano Antônio da Silva, de 44 anos, resolveu que era o momento de ter o seu próprio negócio. Formado em administração, com pós-graduação em custos e finanças, ele tem buscado o auxílio da sua formação e experiência dos últimos anos para conduzir a sua unidade da Best Gourmet, em Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais.
Inaugurada no último mês, Cristiano administra o novo negócio da própria casa e revela que trabalhar com essa inovação tecnológica, através do uso do app, o agradou em cheio. “Além disso, essa ferramenta é a nossa chance de reaquecer o setor de alimentação, fazendo com que as pessoas voltem a frequentar esses espaços com suas famílias e amigos”, diz.
Confiante com o empreendimento, Cristiano já está de olho nas oportunidades que a região tem a oferecer para esse segmento. “Fomos muito bem recebidos em Sete Lagoas e até o final deste ano teremos levado o Best Gourmet Club para Lagoa Santa e Serra do Cipó, proporcionando uma experiência gastronômica junto a belas paisagens naturais de Minas Gerais”, enfatiza o mineiro que, acrescenta ainda: “O Best Gourmet Club é uma oportunidade maravilhosa de reunir dois lados. De um lado temos os restaurantes com pratos maravilhosos querendo que o público conheça seu novo prato ou sua receita mais famosa e, do outro lado, temos as pessoas querendo voltar a frequentar esses estabelecimentos que por um motivo ou outro nunca foram a aquele restaurante, além de poderem estar tendo essa experiência gastronômica comprando um prato e ganhando o outro de graça”.
Sete Lagoas é um grande polo industrial, situado a 72 quilômetros de Belo Horizonte. Com mais de 241 mil habitantes, a cidade é conhecida pelos deliciosos quitutes mineiros.
Modelo de negócio
Atualmente o Best Gourmet Club conta com 10 unidades franqueadas atuando home office presente em 14 cidades e 9 estados brasileiros, além de três unidades próprias e a loja física (matriz) em Cuiabá (MT).
Por se tratar de um modelo home based e digital, o franqueado consegue tocar o empreendimento de qualquer lugar, e a qualquer hora do dia.
Inovador, o negócio solicita investimento inicial de R$26.800,00 para cidades de até 100 mil habitantes. Esse valor inclui taxa de franquia, capital de giro e custos de implantação. O valor pode sofrer alterações conforme o tamanho populacional de cada cidade. O faturamento médio estimado é um dos grandes atrativos dessa microfranquia, que pode chegar de R$ 3 mil a 10 mil por mês.