Depois de bater seu recorde de expansão anual em 2020, a Casa do Construtor – maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina – conseguiu acelerar ainda mais seus resultados no 1º semestre de 2021. De janeiro a junho, a rede registrou um crescimento de 57,6%, chegando a R$ 263.390.000 de faturamento no período. A lucratividade média (42%) e a venda de franquias (61 unidades) também atingiram níveis históricos. Com isso, a Casa do Construtor espera encerrar o ano com um faturamento de R$ 440 milhões, 400 unidades em operação e cerca de 100 franquias comercializadas.
“Tivemos o melhor primeiro semestre da história da Casa do Construtor, mesmo com as incertezas que ainda persistem com a pandemia. É interessante notar que nosso crescimento se deu tanto pela inauguração de unidades – cerca de 40 -, como pelo aumento do faturamento por loja. Atribuímos esse desempenho a resiliência de nosso modelo de negócio, ao aquecimento da construção civil e aos hábitos de maior permanência e valorização da casa em decorrência de necessidade de isolamento social. É bastante comum encontrar famílias que nestes meses fizeram alguma melhoria ou pequenas reformas em casa, comportamento que tende a permanecer nos próximos meses”, diz o CEO da Casa do Construtor, Altino Cristofoletti Junior.
O aluguel de equipamentos para construção e outras facilidades domésticas vem atraindo, além dos consumidores, cada vez mais empreendedores interessados em ingressar na rede ou em adquirir mais unidades. É o caso de João Chevalier, de Balneário Camboriú. Com apenas 23 anos, ele conta que a veia empreendedora é genética. “Aprendi a empreender desde cedo com minha mãe e acredito que é preciso muita coragem. Hoje, estou prestes a abrir minha terceira unidade da marca e tal feito apenas ratifica minha satisfação com o negócio. A empresa oferece um acolhimento e suporte muito diferenciados”.
Quem também não conseguiu fugir da vocação foi Leandra Cruz, que está prestes a abrir uma unidade em Louveira (SP). Filha de dono de supermercado, ela preferiu enveredar para o mercado corporativo, atuando em planejamento financeiro. Mas, a veia empreendedora passou a falar mais alto e ela decidiu abrir um negócio próprio. “Recebi indicação de um amigo da minha irmã que também tem uma unidade da Casa do Construtor. Fui conhecer o negócio a fundo e gostei bastante. Na minha opinião, para ter sucesso em um empreendimento como este, é preciso planejamento”.
A fim de abrir ainda mais campo para seu plano de expansão – que ainda dispõe de oportunidades em todos os estados do País – a Casa do Construtor lançou no 1º semestre o modelo +Rental, cujo objetivo é contemplar cidades com até 20 mil habitantes e que funciona na modalidade store in store. Com um investimento inicial de R$ 250 mil, o +Rental tem como foco inicial as cidades do interior do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Segundo estimativas, o Rio Grande do Sul comporta até 388 unidades deste modelo. Neste primeiro momento, os municípios-alvo são Horizontina, Julio de Castilhos e Arroio Grande. Já para Minas Gerais, o levantamento aponta que há espaço para 668 unidades, iniciando por Turmalina, Ipanema e Divino.
“Trata-se de uma versão mais compacta do que já temos. A grande vantagem é que o empreendedor, que já tem sua loja ou depósito, pode oferecer um serviço adicional. Assim, clientes de pequenas cidades podem contar com uma solução completa”, diz o diretor de Expansão da Casa do Construtor, Bruno Arena.